×
Loading ...

Posso deixar meus periquitos no quintal?

Donos de periquitos geralmente gostam de imitar o habitat natural de suas aves em casa. Essa é uma ótima estratégia quando se quer criar uma gaiola específica para periquitos. No entanto, periquitos domesticados já não podem viver na natureza. Apesar dos donos acreditarem que suas aves gostem do ar fresco e do som de outros pássaros no quintal, deixar periquitos sozinhos do lado de fora é muito perigoso.

Periquitos ao ar livre devem ser supervisionados (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Controle da temperatura

Periquitos, como a maioria dos animais, estão adaptados a viver em climas específicos. Como são aves tropicais, eles gostam de temperaturas agradáveis. Contudo, não toleram ficar muito tempo expostos ao sol. Periquitos deixados em gaiolas do lado de fora ficam expostos à luz solar e podem morrer de calor ou problemas respiratórios. Da mesma forma, muitas regiões são frias demais a maior parte do ano para que os periquitos possam ficar do lado de fora. Ao passo que seja saudável permitir que os animais tomem ar com supervisão, eles jamais devem ser deixados sozinhos ou do lado de fora por muito tempo, mesmo com supervisão.

Loading...

Risco de predadores

Na natureza, periquitos vivem em bandos grandes que os protegem de predadores. Um periquito de estimação, no entanto, não tem o benefício da companhia de seus semelhantes nem pode voar, ficando mais sujeito aos riscos. Mesmo que o seu esteja em uma gaiola, predadores ainda podem atingi-lo. Cobras podem deslizar por entre as grades e aves de rapinas grandes podem levar a gaiola embora. Outros animais podem atacar seu periquito sem chegar a matá-lo. Além disso, insetos como pernilongos, formigas e vespas podem picar e ferroar sua ave. Como o periquito não pode escapar, fica sem defesa contra esses predadores.

Escapar

Alguns periquitos bem treinados nunca tentam escapar e são muito ligados aos seu donos. No entanto, mesmo estes podem tentar escapar se deixados do lado de fora sem a gaiola. Você não deve nunca fazer isso, mesmo que por alguns segundos. Alguns podem escapar mesmo estando em gaiolas, mastigando as grades, derrubando a gaiola ou porque outro animal se chocou com a gaiola. Os sons e cheiros do ar livre encorajam a vontade de escapar, e periquitos domesticados não poderiam sobreviver na maior parte das regiões de cidades, por exemplo, se conseguissem escapar.

Estresse

Periquitos são animais sensíveis que se assustam facilmente. Em muitos casos, os sons e cheiros externos podem estressá-los, especialmente quando não têm para onde escapar. Grandes aves de rapina, bandos de aves ruidosos e barulho de automóveis intimidam os periquitos. Em casos extremos, o estresse pode trazer problemas de saúde, quase sempre de ordem comportamental. Se você deseja levar sua ave para fora, permaneça ao lado dela para que não se sinta indefesa contra um mundo assustador e estranho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...