×
Loading ...

Como posso gerenciar o Cisco Catalyst 2950 pelo endereço IP?

Por padrão, o Cisco Catalyst 2950, um gerenciador de rede, não está configurado para administração remota. A configuração básica para permitir a administração remota inclui configurar um endereço IP no switch e também permitir o acesso via telnet. Quando essas configurações forem feitas, o Cisco Catalyst 2950 poderá ser gerenciado pelo endereço IP.

Instruções

Gerencie um Cisco Catalyst 2950 pela rede (network devices image by JCVStock from Fotolia.com)
  1. Conecte o cabo serial de console Cisco na porta de console do switch Cisco Catalyst 2950 e conecte a outra extremidade do cabo na porta serial de nove pinos, que geralmente está localizada na parte traseira ou lateral do computador com Windows XP.

    Loading...
  2. Clique no botão "Iniciar", selecione a caixa "Executar", digite "hypertrm", pressione a tecla "Enter" e o programa HyperTerminal será exibido. Digite um nome para a sessão, como "Cisco 2950" no campo "Name:" (nome:) e clique no botão "OK". Clique no menu suspenso "Connect using:" (conectar usando:), depois em "Com port" para definir a porta utilizada para conectar o computador com Windows XP ao switch Cisco 2950. Pressione a tecla "Enter". Em seguida, clique no menu suspenso "Bits per second:" (bits por segundo) e selecione "9600". Clique em "None" (nenhuma) no menu suspenso "Flow Control" (controle de fluxo) e pressione a tecla "Enter".

  3. Pressione a tecla "Enter" e o prompt de comando da Cisco aparecerá. Digite "enable" (permitir) e pressione "Enter". Em seguida, digite a senha, se solicitada.

  4. Digite "config term" (configurar termo) e pressione a tecla "Enter" para entrar no "Configuration Mode" (modo de configuração) do switch.

  5. Digite "line vty 0 4" e pressione a tecla "Enter". Digite "password abcd" (senha abcd), substituindo "abcd" com a senha que você deseja usar para o acesso seguro via telnet. Pressione a tecla "Enter". Em seguida, digite "login" (entrar) e pressione a tecla "Enter".

  6. Digite "interface Vlan1" e pressione a tecla "Enter". Então, digite "ip address 10.0.0.1 255.0.0.0", substituindo "10.0.0.1 255.0.0.0" pelo endereço IP e máscara de sub-rede atribuídos ao switch. Pressione a tecla "Enter".

  7. Digite "exit" (sair) e pressione a tecla "Enter". Em seguida, digite "ip default-gateway x.x.x.x", substituindo "x.x.x.x" pelo endereço IP do gateway para o switch. Pressione a tecla "Enter". Em seguida, digite "end" (fim) e pressione a tecla "Enter". Digite "copy run start" (copiar início de execução) e pressione a tecla "Enter" para salvar a configuração. Digite "exit" e pressione a tecla "Enter".

  8. Clique em "Iniciar" no computador com Windows XP. Clique em "Executar", digite "cmd" e pressione a tecla "Enter". Digite "telnet x.x.x.x" na linha de comando, substituindo "x.x.x.x" pelo endereço IP que acaba de ser configurado no Cisco Catalyst 2950. Pressione a tecla "Enter". Digite a senha telnet que foi definida para o Cisco Catalyst 2950 quando solicitada. Pressione a tecla "Enter" e o prompt de comando do Cisco deve ser exibido. Você agora pode gerenciar o switch através da rede.

Loading...

O que você precisa

  • Cabo serial de console Cisco
  • Computador com Windows XP ligado à rede local
  • Senha exec privilegiada para o Cisco Catalyst 2950
  • Endereço IP, máscara de sub-rede e endereço IP do gateway para o switch

Referências

Loading ...
Loading ...