Como posso saber se minhas conversas telefônicas estão sendo gravadas no local de trabalho?

••• telephone image by musk from Fotolia.com

Com algumas limitações, os empregadores norte-americanos têm o direito legal de monitorar as chamadas telefônicas de um funcionário, correios de voz e mensagens de texto sem o conhecimento dos empregados (ver seção "Dicas" para exceções na lei). A maioria dos empregadores vai informar aos trabalhadores que o monitoramento está sendo realizado, geralmente nos prontuários, memorandos ou em reuniões de equipe. No entanto, nem sempre é o caso.

Você só descobrirá que seu empregador mantém controle sobre você quando chegar a hora da avaliação anual ou quando você ficar em apuros por violar as regras de trabalho. Para ficar seguro, presuma que o escritório e seu telefone celular estão sendo monitorados e comporte-se corretamente.

Passo 1

Atente para cliques, bipes, estalos ou outros ruídos na linha. Embora este não seja sempre um método infalível para detectar o monitoramento de telefone, muitos dispositivos de gravação fazem ruídos reveladores alertando que sua chamada está sendo gravada.

Passo 2

Informe ao seu supervisor se, excepcionalmente, as chamadas estiverem em volume baixo, se as baterias descarregarem mais rápido do que o normal ou se você considera que o telefone aquece, mesmo quando não está em uso. Estes são sinais frequentes de que seu telefone celular está sendo espionado.

Passo 3

Coloque o telefone sem fio que seu empregador lhe deu ao lado de seu carro ou alto-falante estéreo de casa e ouça o tom de zumbido ou apito. Enquanto um som "beep-beep-beep" de curta duração é normal (mesmo quando o telefone está desligado), zumbidos que duram mais do que alguns segundos são anormais e, muitas vezes, um sinal de que o seu telefone está sob vigilância.

Passo 4

Procure saber se o seu telefone celular liga por si só ou, de forma inversa, não desliga mesmo quando você aperta o botão "power". Isso geralmente indica que o telefone está sendo usado ou que o software espião foi instalado secretamente.

Passo 5

Pergunte ao seu empregador se é possível liberar um novo telefone celular ou ramal, se você tiver qualquer um dos problemas listados acima. Se esses problemas persistirem com um telefone novo, você pode estar razoavelmente certo de que seu empregador está lhe espionando.

Passo 6

Informe ao seu empregador se você sentir que a empresa ultrapassou os seus direitos legais. Embora os contratantes possam legalmente monitorar seus telefonemas, mensagens de texto e e-mails relacionados ao trabalho, eles não estão autorizados a espionar seus telefones pessoais ou computadores privados.

Mais recentes

×