Razões para uma gata rejeitar seus filhotes

Um gatinho que seja muito pequeno pode ser rejeitado pela sua mãe

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Quando as gatas dão à luz a uma ninhada de gatinhos, parece lógico que elas cuidem de todos eles. No entanto, algumas rejeitam alguns ou todos os seus filhotes nascidos, deixando-os abandonados ou longe do resto da ninhada. As razões pelas quais elas rejeitam alguns filhotes dependem de questões como saúde e a capacidade da mãe de ser maternal.

Doença ou deformidade

As gatas sabem qual filhote na ninhada nasceu doente

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

As gatas sabem quando seus filhotes nascem com uma doença ou uma deformidade. Se a mãe sente que o gatinho tem uma doença ou infecção, ela pode rejeitar o filhote, empurrando-o para longe do resto dos filhotes saudáveis. Elas fazem isso como uma forma de proteger os outros gatinhos, no entanto, não cuidam do que está doente. Além disso, elas reservarão o seu leite e comida para os mais saudáveis ​​e fortes.

A falta de instinto maternal

Os donos podem ajudar a gata a libertar o seu papel maternal

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se uma gata não tem um instinto maternal inato, ela pode não saber como cuidar adequadamente de seus filhotes. Ela pode não ser capaz de lidar com uma grande ninhada e, portanto, rejeitar alguns a fim de facilitar as coisas com menos filhotes para cuidar. Os donos podem ajudá-la a libertar o seu papel maternal, mostrando como alimentar os gatinhos, limpá-los e mantê-los aquecidos. Por exemplo, de acordo com o site Vet Info, você pode ensiná-la a amamentar seus filhotes, deixando-a de lado e colocando os gatinhos em sua barriga.

Ninhada muito grande

Se uma gata sente que sua ninhada é muito grande ela pode rejeitar alguns a fim de economizar comida

George Marks/Retrofile/Getty Images

Se uma gata sente que sua ninhada é muito grande e não consegue amamentar adequadamente os filhotes, ela pode rejeitar alguns dos gatinhos menores - ou os raquíticos - a fim de economizar comida e espaço no abrigo. Nesse caso, a mãe gata não irá incluir os gatinhos que ela rejeitou na hora da amamentação nem permiti-los no abrigo para dormir e cochilar.

Doença

Se a gata estiver doente ou sentir que irá morrer, ela pode rejeitar seus filhotes

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Se a gata estiver doente ou sentir que vai morrer de uma lesão ou doença, é possível para ela rejeite os filhotes em sua ninhada. Pelo fato de não querer infectá-los passando uma doença, ela irá retirar-se do abrigo e ficar solitária - deixando os gatinhos abandonados.

eHow Brasil
×