×
Loading ...

Como posso transformar água salgada em potável em uma ilha deserta?

Atualizado em 17 abril, 2017

Caso esteja em uma ilha deserta, há uma boa chance de poder sobreviver por muitos dias, caso tenha pensamento rápido e um recipiente feito a partir de uma folha ou de um fruto oco. Para transformar água salgada em potável, ou doce, você deve contar com a natureza. Quando a água evapora, ela deixa para trás o sal, assim, água pura é coletada.

Instruções

Criar água potável em uma ilha deserta não é fácil, mas é possível (island image by Amjad Shihab from Fotolia.com)
  1. Cave um buraco para coletar água. Ele deve ter no mínimo 90 cm de profundidade e largura suficiente para você poder acessá-lo. Quando estiver aproximando da profundidade mínima, você deve ver areia muito úmida, caso não veja poças d'água. Leve o tempo necessário para cavar, já que sua água é limitada e o esforço fará com que você precise dela mais cedo.

    Loading...
  2. Coloque o recipiente no centro do buraco. Ele pode ser um coco oco, frutas ou uma folha. Caso haja vegetação na ilha, você pode adicioná-la no buraco, ao redor do recipiente. Sua água evaporará e se acumulará nele.

  3. Cubra o buraco e coloque um peso sobre a tampa. Coloque as folhas ao longo do buraco e cubra-as o máximo que der. Prenda a borda externa com pedras. Coloque algumas pedras no centro da tampa, para criar um ligeiro recuo no centro, onde o recipiente está. Isso levará a água para o reservatório. Ao longo do dia e da noite, o orvalho e a condensação se reunirá na tampa improvisada e cairá no recipiente.

  4. Retire o recipiente do buraco periodicamente para beber a água ou para armazená-la em outros recipientes, para uso posterior. Coloque-o de volta no buraco para continuar a acumular água. A água será própria para o consumo, não sendo necessário qualquer tipo de purificação.

Loading...

Dicas

  • Em excursões futuras, traga uma folha de plástico com você. O plástico provê uma cobertura muito mais hermética, que reunirá água mais rapidamente.

O que você precisa

  • Recipiente pequeno, pode ser um coco ou uma planta oca
  • Folhas grandes ou de palmeira
  • Pedras

Referências

Loading ...
Loading ...