×
Loading ...

Como fazer prancha para desatolar

As pranchas para desatolar são dispositivos feitos para auxiliar na hora de desatolar um veículo da areia. Essas pranchas podem ser encomendadas, embora não sejam muito comuns no Brasil. No entanto, você pode fazer o seu próprio conjunto de pranchas para desatolar e poderá manter dentro do seu veículo.

Instruções

Saia das situações de atolamento com pranchas para desatolar feitas em casa (quad bike image by FotoWorx from Fotolia.com)
  1. Meça a circunferência e a largura dos pneus do seu veículo.

    Loading...
  2. Corte duas tiras de madeira compensada que sejam tão largas como o seu pneu e, pelo menos, tão longas como a circunferência deles. Quando comprar a malha de metal, terá duas tiras feitas com ela, cortadas a 1,25 cm menor em comprimento e largura do que as tiras de madeira compensada.

  3. Coloque tiras de malha de metal em cima da madeira compensada, centralizando-as. Marque os furos na madeira, com uma caneta ou lápis, onde perfurará. Utilize furos suficientes para que possam prender a malha na madeira, mas lembre-se de que cada parafuso que adicionar ao compensado aumentará o peso das pranchas, tornando-as mais difíceis de manobrar. Coloque poucos parafusos no início, pois sempre poderá facilmente adicionar mais.

  4. Deixe a malha de metal de lado. Perfure os buracos com a furadeira e a broca apropriada.

  5. Coloque a malha de metal novamente em cima da madeira compensada perfurada. Prenda a malha de metal na madeira, com os parafusos, arruelas e porcas. Aperte-os com a mão e, depois, com a chave de boca ajustável. Alterne entre os parafusos em lados opostos e extremos opostos, de modo que você não puxe muito a malha em uma direção.

  6. Repita o processo com a segunda prancha para desatolar.

Loading...

Dicas

  • Utilize parafusos que sejam um pouco mais longos do que o necessário, para que forneçam um pouco de atrito na prancha de desatolar, "prendendo-a" na areia.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • 1 placa de madeira compensada com 3 cm de espessura
  • Serra
  • Malha de metal ondulado
  • Caneta ou lápis
  • Parafusos reforçados​, arruelas e porcas
  • Furadeira e broca para fazer furos do tamanho dos parafusos
  • Chave de boca ajustável

Referências

Loading ...
Loading ...