×
Loading ...

Como usar prefixos e sufixos para mudar frases

As crianças que aprenderam a ler conseguirão estudar prefixos e sufixos. Os prefixos são colocados no início da palavra e, os sufixos, no final. Como os alunos alteram o significado do radical da palavra com a qual estão trabalhando, eles deverão estar familiarizados com o dicionário para poder buscar por esses radicais e pela nova palavra formada com o prefixo ou sufixo.

Instruções

  1. Escreva uma lista de palavras comuns, como amigo, educado, fim, começo, vento, sol, chuva e nuvem. Coloque essa lista na frente da sala para que os alunos trabalhem a partir dela.

    Loading...
  2. Desenvolva uma lista de prefixos, incluindo a-, an-, anti-, com-, de-, re- etc. Esses serão usados para mostrar aos alunos como é possível formar novas palavras e mudar o significado de frases. Depois de fazer essa lista, coloque-a ao lado da lista de radicais.

  3. Faça uma lista de sufixos, como -ada, -ança, -ável, -ente etc. À medida que os alunos forem aprendendo como os sufixos alteram palavras e o significado das frases, eles os usarão para criar novas palavras e formar frases diferentes.

  4. Crie jogos com palavras, para que os alunos aprendam continuamente. Usando tiras de papel com adesivo na parte traseira, escreva os radicais e coloque-os em um saco. Em seguida, faça o mesmo com os prefixos e sufixos. Convide os alunos a pegar um e grudar em suas camisetas. Em seguida, eles deverão se misturar, procurando alguém com um prefixo e sufixo que forme uma nova palavra. Depois de formarem essas palavras, peça que eles criem frases com elas.

  5. Peça aos alunos para escreverem um anúncio de vaga de trabalho. Eles deverão incluir verbos ou substantivos como pistas, por exemplo: "Esse restaurante precisa de pessoas para lavar a louça. Candidate-se aqui". Ao se candidatar para tal vaga, eles terão de escrever o nome do cargo usando o sufixo correto – nesse caso, lavad-or de louça.

  6. Escreva frases em um papel e faça uma cópia para cada aluno. Sublinhe o radical em cada frase e use a lista de prefixos e sufixos para que eles os identifiquem na palavra. Quando a sala tiver finalizado, peça que leiam as frases e expliquem como o sentido mudou. Por exemplo "Maria tem uma amiga _agrad____". Usando os prefixos e sufixos, é possível chegar a "Maria tem uma amiga agradável" ou "Maria tem uma amiga desagradável".

Loading...

Dicas

  • Os alunos devem ter proficiência em reconhecer as palavras e ler antes de aprender os prefixos e sufixos.
  • Ajude-os a entender como o significado muda com a adição de um sufixo. Aponte que, não só o sentido da palavra é alterado, mas também o da frase.

Referências

Loading ...
Loading ...