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Como se preparar para uma partida de futebol

Semanas de treino ajudam um jogador de futebol a preparar seu corpo para uma partida. Exercícios repetitivos desenvolvem as habilidades necessárias em campo e a corrida condiciona o organismo e garante que o jogador terá energia e não se sentirá esgotado durante a partida. Entretanto, também é importante lembrar que o preparo para um jogo envolve mais do que praticar com o técnico e com os colegas. Para ter certeza de que você está apto para dar o melhor de si contra o adversário, continue com seu preparo físico e mental até o momento em que o árbitro apitar o início do jogo.

Instruções

Como se preparar para uma partida de futebol (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  1. Comece a se preparar na noite anterior ao jogo. Faça uma refeição reforçada composta de alimentos com pouca gordura e rica em carboidratos, como massas, arroz e carne magra.

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    Coma uma refeição saudável (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  2. Descanse o corpo. Durma uma noite inteira no dia anterior à partida.

    Descanse o seu corpo (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  3. Energize seu organismo alimentando-se com uma refeição rica em carboidratos no dia do jogo. Faça essa refeição no máximo três a quatro horas antes da partida para garantir que os alimentos sejam absorvidos e digeridos pelo organismo.

  4. Hidrate seu corpo. Beba água e bebidas energéticas ao longo do dia para evitar quaisquer complicações decorrentes de desidratação.

    Hidrate seu corpo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  5. Coma uma banana, barra de cereais ou maçã uma hora antes do jogo para aumentar a energia.

    Como uma banana como lanche (Eising/Photodisc/Getty Images)
  6. Faça um aquecimento no campo antes da partida e alongue os músculos para evitar ferimentos.

    Alongue-se antes da partida (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  7. Prepare-se mentalmente para o jogo de futebol. Visualize suas ações e a forma como se comportará durante a partida. Conheça os pontos fortes e fracos do seu adversário. Seja confiante e nunca se deixe intimidar pelo histórico de vitórias e derrotas do outro time.

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Dicas

  • Evite bebidas com cafeína, pois elas desidratam o corpo, de acordo com o site InternationalsSoccer.com. Embora os energéticos ajudem a substituir os carboidratos e eletrólitos perdidos através do suor, eles também podem ser bastante calóricos. Não importa qual seja a temperatura, sempre beba muito líquido, pois a desidratação pode acontecer em temperaturas altas ou baixas.

Aviso

  • Não coma alimentos ricos em gorduras, como manteiga ou nozes, antes de uma partida de futebol, pois eles desaceleram o processo de digestão no organismo.
  • Não como alimentos ricos em fibras antes da partida, pois eles podem causar cãibras, de acordo com a Major League Soccer.

O que você precisa

  • Alimentos com pouca gordura e ricos em carboidrato
  • Água
  • Bebidas energéticas

Referências

Recursos

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