Presentes para pessoas cegas

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Apesar de nós pensarmos que a visão é algo que não se pode viver sem, há muitas pessoas vivendo sem enxergar todos os dias. Enquanto muitos objetos não possam ser apreciados sem o sentido da visão, existem muitos presentes que qualquer pessoa cega adoraria tanto quanto uma pessoa que enxerga. Outros sentidos entram em jogo quando a visão não é uma opção, fazendo certos presentes mais apreciados como um todo para deficientes visuais.

Entretenimento de áudio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A música é um grande presente para qualquer um, especialmente para os deficientes visuais. Um álbum novo ou livro de áudio são opções legais. Assinaturas de podcasts (como o "Never Not Funny", que cobra 50 reais por seis meses) servem para grandes presentes, como também álbuns de comédia. Ingressos para um concerto ao vivo podem ser bons presentes para pessoas cegas também, até porque você não precisa ver uma banda ou comediante no palco para ouvi-lo e aproveitar o que está sendo realizado. Os cheiros e sons de um show ao vivo adicionam muito à experiência.

Comida

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Comida é um presente que pode estimular os sentidos do olfato, do paladar e até o da audição. As fajitas, por exemplo, chiam quando cozinham e têm um cheiro maravilhoso como seu sabor. Fazer um jantar para o seu amigo ou levá-lo para ir ao restaurante preferido dele são ambas excelentes ideias, pois não somente a comida é um presente saboroso, mas também é divertido comer boa comida e se divertir com um amigo.

Outro excelente presente em forma de comida para pessoas cegas (ou para qualquer um) é a adesão a um clube de comida mensal. Queijo, cerveja, ou frutas entregues todos os meses darão ao seu amigo um presente saboroso não somente uma, mas várias vezes durante todo o ano!

Massagem

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Pessoas cegas têm um relacionamento especial com o toque, já que é usado como ferramenta para descobrir o quê são as coisas, do quê elas são feitas e como elas se parecem. Em um lugar não familiar, o toque se torna uma necessidade para se adaptar. Associar o toque com a necessidade de sobreviver pode dificultar o seu amigo a relaxar o quão frequentemente ele deveria. O presente de uma massagem não somente será um presente relaxante, mas também ajudará a quebrar a monotonia da ''necessidade de toque'' que é simplesmente só traz prazer. Seja massageando você mesmo o seu amigo ou contratando um terapeuta profissional, o presente seguramente será apreciado.

Objetos especializados

FPG/Retrofile/Getty Images

Muitas invenções foram criadas para as necessidades específicas das pessoas cegas. Algumas destas são programas de comunicação "fale para escrever" para e-mails e cartas, bússolas falantes para se localizar mais facilmente, relógios falantes, teclado em Braille, e dispositivos que permitem o usuário saber quais cores as roupas, paredes e outros objetos são. Antes de dispensar a ideia do presente, verifique se uma versão alternativa está disponível para o seu amigo deficiente visual.

Mais recentes

×