×
Loading ...

Como fazer um Press Kit para um cantor

Para impulsionar sua carreira, um cantor precisa de um Press Kit profissional e informativo. Esse kit contém toda a informação promocional necessária para se apresentar a uma gravadora e impulsionar as músicas. Contudo, as gravadores recebem toneladas de material promocional, a maioria feita apressadamente para promover o cantor sem nenhuma prova de qualidade. A chave para chamar a atenção das gravadoras é mandar um Press Kit perfeito. Para criar um é preciso um pouco de dinheiro e muito tempo.

Instruções

Mande um Press Kit para chamar a atenção das gravadoras (country singer image by Earl Robbins from Fotolia.com)
  1. Primeiramente crie uma introdução. Você deve enviar esse material a uma gravadora ou a alguém importante na área. Inclua detalhes sobre seu trabalho, sua banda se você tiver uma, seu website e informações para contato. Ponha isso na capa do Press Kit. Como essa é a primeira parte que alguém verá, faça com que seja chamativa e criativa, mas não exagere.

    Loading...
  2. Escreva seu currículo. Ele deve conter toda a informação básica sobre você, toda sua carreira até o momento, os momentos mais importantes e, se possível, alguma cópia de algo que tenha saído na imprensa.

  3. Cria um CD de demonstração. Essa provavelmente é a parte mais importante do seu kit, então tenha a certeza de colocar as suas melhor músicas no início. Ponha entre duas e três músicas especiais. Você deve enviar no máximo quatro músicas, sendo melhor não por músicas com mais de dois minutos. Você deve enviar a melhor apresentação possível com as músicas selecionadas, pois o responsável por ouvir as músicas talvez não tenha muito tempo para escutar elas na integra.

  4. Cria uma imagem de si, uma apresentação visual como "capa" de sua carreira. Essa foto deve concentrar o tipo de música que você toca e a maneira que você se comunica com o público.

  5. Crie uma colagem com o material de imprensa. Para mostrar essa parte, cole somente um recorte da notícia ou publicação em que você aparece, usando um tamanho A4 incluindo o artigo escrito.

  6. Crie uma folha de referências. Essa folha deve conter o seu slogan, gênero de música, influências de cantores antigos ou bandas, discografia, instrumentos que você prefere e detalhes sobre a sua performance e shows anteriores, incluindo criticas.

  7. Peça para alguém avaliar o seu kit. Corrija qualquer erro gramatical pois esses são erros grosseiros.

  8. Embale de maneira simples, por exemplo usando papel pardo, e confira o kit para enviar tudo devidamente como desejado.

Loading...

Dicas

  • Escreva sucintamente e vá direto ao ponto, e faça uma apresentação organizada.
  • Inclua informações para contato em todos os itens do kit.
  • Inclua itinerário e show futuros.
  • Faça uma boa pesquisa para mandar o kit para a pessoa correta na companhia.
  • Crie uma versão digital do kit, em formato PDF para que você possa enviar por e-mail.

Aviso

  • Evite ser escandaloso, arrogante e por muitas informações. Manter as coisas simples e organizadas encoraja outras a avaliarem o seu kit com mais seriedade.
  • Sempre seja educado, isso ajuda a atrair atenção. Ninguém irá gostar se você já agir como uma estrela.

O que você precisa

  • CDs demo
  • Fotos
  • Clipes de imprensa

Referências

Loading ...
Loading ...