Qual é a pressão sanguínea normal durante o sono?

••• Image by Flickr.com, courtesy of Pedro Simões

Em adultos normais e hipertensos, a pressão arterial diminui durante o sono. Este efeito, conhecido como descenso noturno, pode estar associado a uma melhor qualidade do sono e da função cardiovascular. No entanto, nem todos os adultos passam por essa experiência.

Características

Em condições normais, o descenso noturno resulta numa queda de 10 a 20% da pressão arterial. A pressão de um adulto normal, por exemplo, a 130/80 mmHg, pode cair para 104/64 mmHg durante o sono.

Considerações

O descenso também ocorre em adultos com hipertensão arterial, caracterizada pela pressão arterial em repouso mais alta do que 140/90 mmHg. A pressão de um adulto a 160/100 mmHg, por exemplo, pode chegar a cair para até 128/80 mmHg durante o sono.

O que é

A queda na pressão arterial acontece independentemente do chamado sono profundo -- caracterizado por haver menos ciclos de vigília -- o que resulta em um sono mais tranquilo e de maior qualidade. Ambos são considerados benéficos ao funcionamento do corpo humano.

Predomínio

Image by Flickr.com, courtesy of Thomas

Estima-se que 17% da população adulta não experimente o descenso, e há maior prevalência de hipertensão arterial e sono interrompido em pessoas que apresentam pouco ou nenhum descenso noturno.

Alerta

De acordo com um estudo publicado em 2004 pela revista "Sleep" ("Sono"), as pessoas que não experimentam o descenso podem ter um risco maior de sofrer danos hipertensivos em seus órgãos. O valor de uma boa noite de sono é inestimável para a saúde. Se você é hipertenso e não consegue ter uma boa noite de sono, procure um médico ou uma ajuda especializada

Mais recentes

×