×
Loading ...

Como programar um sistema telefônico da Avaya

Atualizado em 20 julho, 2017

A Avaya é um dos principais fabricantes de equipamentos de telecomunicação. O PBX Avaya, sigla de Private Branch Exchange (Comutador de Ramais Privados), é um sistema que conecta dispositivos de usuário tais como telefones, aparelhos de fax, equipamentos sem fio e equipamentos para conferência. Programar um PBX Avaya requer muito conhecimento e habilidade técnica específica. Treinamento e certificação no sistema para os diversos tipos de equipamento de telecomunicação também estão disponíveis através da Avaya.

Instruções

Programe e configure o sistema de telefonia Avaya seguindo alguns passos simples (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Conecte-se ao programa Avaya Site Administration através de um computador conectado à rede corporativa. Clique na seta para baixo no canto direito da tela e selecione a opção de sistema PBX que você deseja conectar.

    Loading...
  2. Clique na aba "System", selecione a opção "General" e "Start GEDI". Digite seu nome de usuário e senha. Atenção para a janela de comandos no canto superior esquerdo da sua aplicação. É nela que você deve digitar os comandos.

  3. Configure o plano de discagem digitando "change uniform-dialplan 1" na janela de comandos. O plano de discagem indica ao sistema o que fazer quando um número específico é discado. Digite o número de definições do seu sistema. Configure o primeiro dígito que será usado para os ramais e adicione a largura de ramais. Configure o número 9 para chamadas externas, 0 para a estação do operador, e uma entrada para os códigos de acesso às características.

  4. Configure os códigos de acesso característicos digitando "change feature-access codes" na barra de ação. Siga cada página das características e defina aquelas que você deseja usar. Códigos de acesso a características permitem aos usuários acessar os comandos do sistema discando um número.

  5. Configure os parâmetros de sistema digitando "change system parameters features" na caixa de ação. Alguns exemplos de parâmetro de sistema são: incluir tratamento de chamada, música de espera dos ramais, interceptação de chamadas e tempo de expiração de toques e alertas.

  6. Configure as restrições de classe digitando "change cor" e as tabelas de classe de serviço digitando "change cos" na janela de ação. Tabelas COS e COR configuram grupos de permissões que podem ser atribuídas a diferentes ramais. Estas permissões são características tais como redirecionamento de chamadas e chamadas de longa distância.

  7. Configure as rotas e direcionamentos de chamadas digitando "add trunk group 1" e "change route-pattern 1" na janela de ação. Direcionamentos são os pontos de conexão entre o sistema telefônico e a operadora local. Rota é o conjunto de instruções usadas para realizar chamadas externas.

  8. Configure os telefones digitando "add station", seguido pelo número do ramal que deseja usar. Configure a porta de conexão e selecione o tipo de telefone que será usado. Configure o nome na tela, permissões de chamada e opções de comando.

  9. Configure os serviços diversos tais como telefone de conferência, máquinas de fax, paging, características de call center e rotas de entrada. Veja a referência no manual de administração do Avaya para ver os procedimentos para realizar estas funções.

Loading...

O que você precisa

  • Computador
  • Conexão de Rede de Computadores
  • Programa Avaya Site Administration
  • Manual do sistema Avaya
  • Usuário e Senha do sistema Avaya

Referências

Loading ...
Loading ...