×
Loading ...

Como projetar circuitos com LEDs SMD

Um dispositivo de montagem em superfície (SMD, em inglês) é um componente eletrônico com um encapsulamento muito pequeno. Muitos dos novos componentes eletrônicos passivos, como resistores e capacitores, estão disponíveis em SMD. Diodos emissores de luz ou LEDs também são encapsulados em SMD com diferentes tamanhos. Projetar circuitos com LEDs SMD e outros componentes exige habilidades em manusear e soldar esses pequenos dispositivos. Tais habilidades podem ser desenvolvidas com prática.

Instruções

Muitos componentes eletrônicos estão disponíveis em encapsulamento SMD (Resistor image by Andrzej Thiel from Fotolia.com)
  1. Coloque a placa de circuito impresso (PCI) em uma superfície plana.

    Loading...
  2. Ligue o ferro de solda e ajuste-o para um temperatura de aproximadamente 450º C.

  3. Identifique os pontos na placa nos quais o primeiro LED SMD deve ser soldado. Não importa por qual componente você começa pois todos devem ser soldados um por um. Tenha um cuidado especial para identificar a polaridade correta do LED e como ele deve ser orientado na PCI. Consulte o datasheet do LED para determinar a polaridade.

  4. Derreta uma quantia pequena de solda em um dos pontos em que o LED será soldado. Pode-se fazer isso ao tocar o ponto com a ponta do ferro de solda e a solda ao mesmo tempo.

  5. Coloque o componente a ser soldado na PCI com ajuda de uma pinça e alinhe os terminais com os pontos correspondentes na placa. Por já haver derretido um pouco de solda em um dos pontos, o LED irá ficar ligeiramente inclinado na vertical.

  6. Toque o ponto da placa com a ponta do ferro de solda enquanto empurra o LED gentilmente com a pinça. Tenha cuidado para não usar muita força pois isso pode deixar o LED mal colocado.

  7. Tire a ponta do ferro de solda da placa assim que a solda derreter. Ela solidificará imediatamente e criará uma conexão entre a placa e o terminal do LED.

  8. Toque brevemente o outro terminal do LED e o ponto correspondente na placa com o ferro de solda e a solda ao mesmo tempo. Retire o ferro e a solda assim que ela tiver derretido.

  9. Repita o processo para todos componentes SMD.

Loading...

Dicas

  • Sempre utilize o projeto do circuito como guia para soldar componentes e preste atenção à polaridade dos mesmos.

Aviso

  • Não toque a ponta do ferro do solda já que isso pode causar queimaduras graves. Sempre utilize esse instrumento em um local bem ventilado, pois a fumaça da solda pode causar problemas de respiração.

O que você precisa

  • Projeto do circuito
  • Placa de circuito impresso
  • Componentes eletrônicos SMD para a placa
  • Ferro de solda com ponta fina
  • Solda
  • Pinças

Referências

Loading ...
Loading ...