×
Loading ...

Propriedades químicas da esmeralda

A esmeralda está entre as pedras preciosas mais apreciadas do mundo. Normalmente de cor verde, essa pedra simboliza a vida, a saúde e a primavera. Os gregos e outras civilizações antigas, já costumavam coletá-las e usá-las. Sob sua bela cor e superfície brilhante há uma riqueza química complexa.

O crômio dá à esmeralda sua cor esverdeada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Composição elementar

A fórmula química da esmeralda é Be3Al2(SiO3)6. Em outras palavras, ela é composta por três átomos de berílio, dois átomos de alumínio e seis moléculas de trióxido de silicone. Essa pedra faz parte do grupo dos berilos.

Loading...

Propriedades de cristal

As esmeraldas fazem parte da classe dos cristais de ciclossilicatos. Elas têm um sistema cristalino hexagonal, que se refere à forma das redes cristalinas que compõem sua estrutura. Seu hábito de cristal, de acordo com os Mineral Miners, envolve "tipicamente pequenos prismas alongados de primeira ordem, muitas vezes com estrias verticais e terminações pinacoidais irregulares".

Propriedades visuais

A esmeralda tem um brilho vítreo. Sua transparência varia de translúcido a opaco; em casos raros, ela pode ser completamente transparente. As esmeraldas se fraturam conchoidalmente, ou seja, elas se fragmentam em superfícies ligeiramente brilhantes, frágeis e suaves. Seu pleocroísmo (qualidade de possuir cores aparentemente diferentes, dependendo do ângulo de observação) é classificado como "distinto", variando de verde-azulado para verde-amarelado.

Propriedades quantitativas

As esmeraldas têm uma gravidade específica, que é o valor de sua densidade em relação à densidade da água, entre 2,67 e 2,78. Elas possuem uma birrefringência entre 0,005 e 0,008 e um índice de refração de 1,566 a 1,602. A birrefringência refere-se à divisão da luz em dois raios quando ele passa por um cristal. O índice de refração mede a rapidez com que a luz viaja pelo material. A escala de dureza de esmeralda varia de 7,5 a 8,0. Essa escala é um fator do grau de resistência da substância, além do qual ela pode ser visivelmente danificada por outra substância.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...