×
Loading ...

Como fazer seu próprio aromatizador de carro

Se seu carro precisa de um pouco de frescor, mas você não gosta dos perfumes fortes e não naturais dos purificadores de ar comerciais, você pode fazer um aromatizador barato e personalizado utilizando alguns pedaços de tecido e óleos essenciais. Há dois projetos que você pode fazer, um saquinho básico ou um recorte de papelão, mas os princípios são os mesmos. Ambos vão durar um longo tempo, e tudo que você precisa fazer para renovar o aromatizador é adicionar mais óleo essencial.

Instruções

Escolha um óleo essencial de sua preferência (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

    Sachê

  1. Encontre algum pano e use-o para cortar um pequeno círculo ou retângulo. O tamanho do saquinho será de sua escolha, mas ele precisa ser grande o suficiente para acomodar algumas bolas de algodão. Um sachê retangular exigirá mais costura do que um esférico, mas pode ficar mais bonito quando pendurado em seu espelho retrovisor.

    Loading...
  2. Reúna todo o tecido para criar o sachê. Para uma bolsa esférica, você pode simplesmente recolher o material em torno das bolas de algodão e amarrar uma fita ou um pedaço de corda em torno das extremidades unidas para prendê-lo. Para um saquinho retangular, dobre o tecido ao meio e alfinete as bordas longas. Costure ao redor do retângulo, deixando uma abertura no topo.

  3. Adicione algumas gotas de óleo essencial de sua escolha em três ou quatro bolas de algodão. Coloque-as em seguida dentro do saco e feche-o. Você pode deixar o topo do retângulo aberto, costurá-lo com pontos de alinhavo solto ou aplicar pequenos pedaços de velcro para facilitar o acesso ao adicionar ou substituir as bolas de algodão.

  4. Pendure o sachê no espelho ou coloque-o no painel ou em um suporte de copo. Para pendurar o sachê sem costura adicional, simplesmente amarre um laço de fio, fita ou elástico em um alfinete de segurança e coloque no topo dele. Como mencionado anteriormente, isso funciona melhor para sachês retangulares; os esféricos podem ficar melhor se colocados no console.

    Recorte de papelão

  1. Desenhe e recorte a forma desejada em um pedaço de papelão duro.

  2. Utilize o papelão cortado para transferir o desenho para duas peças de tecido, um para cada lado do contorno. Corte os pedaços de tecido.

  3. Cole o tecido no papelão e corte o excesso. A cola quente ou uma cola branca feita especialmente para tecido funcionará melhor. Deixe o aromatizador secar.

  4. Molhe o tecido em seu óleo essencial favorito. Use um cotonete ou pincel para espalhá-lo uniformemente em ambos os lados do aromatizador. Lembre-se: só um pouco já durará muito tempo. Não exagere e dissolva o óleo em um pouco de água, se o cheiro estiver muito forte.

  5. Faça um furo no topo do aromatizador e passe um pedaço de fita, corda ou elástico pelo buraco. Agora você pode pendurá-lo em seu espelho retrovisor.

Loading...

Dicas

  • Mesmo uma camiseta velha escondida em um armário pode ser uma boa opção de retalho, desde que esteja em boas condições.
  • Adicione enfeites ao seu sachê. Já que ele vai ficar pendurado em seu carro durante meses, transforme-a em algo que você vá gostar de olhar.

Aviso

  • Se fizer o sachê com recortes de papelão, aplique o óleo em um pequeno pedaço de tecido de teste para ver como ele reage ao líquido e como fica depois de seco. Alguns tecidos podem ficar manchados ou escurecidos após serem embebidos em óleo.

O que você precisa

  • Retalhos de tecido
  • Tesoura
  • Fita, corda ou elástico
  • Óleo de fragrância / óleos essenciais
  • Bolas de algodão ou cotonetes
  • Agulha e linha (opcional)
  • Papelão (opcional)
  • Furador (opcional)
  • Cola quente ou cola de artesanato (opcional)
  • Alfinete de segurança (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...