×
Loading ...

Como fazer seu próprio leme de caiaque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um caiaque é divertido e reflete a personalidade individual do proprietário. Assim, quando você decidir fazer um leme, por que não criar um que reflita o verdadeiro espírito do esporte? Você pode construir seu próprio leme de boa qualidade e que não se degrade ou sofra corrosão em água salgada. Ele pode ser construído a partir de madeira com um revestimento de fibra de vidro. É leve e eficiente.

Instruções

Um leme pode ser construído a partir de madeira com um revestimento de fibra de vidro (rudder of boat image by jimcox40 from Fotolia.com)

    Projeto

  1. Projete um modelo de leme que atenda às suas necessidades. Um leme simples, pequeno, com cerca de 12 cm de largura e 30 cm de comprimento é suficiente para a maioria dos caiaques recreacionais.

    Loading...
  2. Desenhe o molde em uma folha de madeira compensada.

  3. Corte o molde, usando uma serra de recortes, e, depois, lixe as bordas dianteira e traseira até ficarem finas como uma lâmina. Deixe a parte superior frontal e lateral como elas estão, apenas alise com a lixadeira.

  4. Corte tiras de fibra de vidro para cobrir todo o exterior da madeira compensada, na parte da frente e de trás.

  5. Coloque a madeira compensada em um vice, da parte inferior até a parte superior.

  6. Coloque as fibras de vidro sobre a madeira para garantir que você tenha cortado tiras suficientes para cobrir todo o leme. Em seguida, misture a resina e o endurecedor em uma tigela pequena ou lata.

  7. Agora, aplique a fibra de vidro e a resina na forma, revestindo generosamente a madeira compensada com feixes de fibra de vidro. Deixe-a secar e endurecer. Remova o leme do vice e, depois, recoloque-o no vice novamente para que você possa cobrir o outro lado. Deixe secar.

    Lixando e pintando

  1. Depois de seco, lixe o leme com uma folha de lixa grão 120 até ficar homogêneo.

  2. Pincele o leme com uma leve camada de tinta própria.

  3. Aplique uma camada superior de acabamento à base de epoxy ou tinta para completar o seu leme.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira compensada
  • Serra de recorte
  • Lixa
  • Broca
  • Fibra de vidro e resina

Recursos

Loading ...
Loading ...