×
Loading ...

Prós e contras de lentes fotossensíveis para máscaras de solda

As máscaras de solda tradicionais usam um pedaço de vidro colorido para proteger a visão do operador enquanto a máquina de solda está funcionando. As máscaras de solda com lentes com autoescurecimento substituem este vidros tingidos por uma lente especial com filtro de autoescurecimento. Sensores de luz presentes na máscara detectam a luz, como aquela causada pelo soldador ao trabalhar, e escurecem automaticamente a lente. Essas máscaras com essa tecnologia garantem inúmeras vantagens, mas são mais caras do que as máscaras tradicionais.

As máscaras de solda com lentes autoescurecimento oferecem vantagens em relação às máscaras tradicionais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Precisão maior

Os soldadores devem levantar a placa da máscara de solda para poder acompanhar o andamento de seu trabalho. O operador posiciona primeiramente o equipamento de solda no lugar apropriado, e depois abaixa o painel frontal. Isso pode fazer com que a ponteira de solda mude de posição ligeiramente. O operador pode não ser capaz de notar esta ligeira mudança porque a lente em um capacete de solda tradicional é extremamente escura. Uma colocação precisa da linha de solda é frequentemente necessária, pois até mesmo pequenas variações podem arruinar um projeto. As lentes que escurecem automaticamente eliminam a necessidade de mover este painel frontal, acabando assim com o problema.

Loading...

Evitar lesões

As máscaras tradicionais de solda podem causar acidentes de trabalho e até mesmo ameaçar potencialmente a vida. Um operador que esteja usando uma máscara tradicional deve levantar e abaixar o painel frontal várias vezes ao longo do dia. Geralmente isto é feito através de um movimento rápido do pescoço. Esse tipo de movimento repetitivo pode levar a lesões, mesmo se não houver o peso adicional da máscara. As lentes de escurecimento automático eliminam essa necessidade de esforço repetitivo do pescoço.

Aumento da eficiência

Operadores que estejam usando lentes de autoescurecimento conseguem também perceber um aumento de sua eficiência. De acordo com Tom Sommers, gerente de desenvolvimento de produto para Miller Electric, não é incomum que um soldador usando um capacete de autoescurecimento aumente sua eficiência em até 30%. Este aumento é mais evidente quando o soldador consegue passar rapidamente de uma solda para a próxima.

Desvantagens

As máscaras de solda equipadas com lentes de autoescurecimento são consideravelmente mais caras do que suas versões tradicionais. Os preços são frequentemente até cinco vezes maiores. Outra desvantagem aplica-se a alguns modelos que são projetados com uma bateria não substituível que são carregadas através de um painel solar auxiliar. Uma vez que a bateria se esgote, a lente deixa de funcionar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...