Como proteger eletrônicos de PEMs

••• cell phone image by MateiA from Fotolia.com

Um pulso eletromagnético (PEM) é a energia que um dispositivo ou explosão nuclear pode emitir, e que causa danos a aparelhos eletrônicos. Esse tipo de problema em eletrônicos e outros materiais que conduzem eletricidade foi relatado em distâncias de até 1,5 quilômetros da fonte de PEM. O envio de um pulso eletromagnético pode inutilizar dispositivos eletrônicos, mas é possível protegê-los com o auxílio de uma gaiola de Faraday.

Passo 1

Reúna os dispositivos que deseja proteger de um pulso eletromagnético em potencial sobre uma mesa. Meça a área ao redor dos objetos usando a fita métrica.

Passo 2

Encontre uma caixa plástica ou de papelão suficientemente grande para todos dispositivos e coloque-os dentro dela. Forre a caixa com jornais para evitar que os objetos se movam e feche-a. Em seguida, vede-a com fita adesiva.

Passo 3

Cubra a caixa com o papel alumínio. Faça duas camadas para proteger o conteúdo case a primeira rasgue, e certifique-se de cobri-la completamente. Prenda o papel no lugar com fita adesiva. Você acaba de proteger seus dispositivos contra PEMs.

Mais recentes

×