×
Loading ...

Quais são as causas de uma linha horizontal preta na tela de uma TV de plasma?

A tecnologia do plasma oferece uma imagem clara e distinta em uma tela plana. No entanto, podem aparecer linhas horizontais pretas na superfície da tela de plasma, criando uma experiência extremamente perturbadora ao assistir TV. Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da linha preta.

Distorções na imagem interrompem o ato de assistir televisão (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Composição da TV de plasma

A tecnologia do plasma usa gás neon ou xenônio preso entre dois painéis de vidro. A luz ilumina os gases, juntamente com a aplicação da cor através de vários pixeis. Cada pixel tem seu próprio eletrodo que fornece energia, produzindo a cor. A própria televisão de plasma tem milhões de pixeis, formando um enorme grupo de pequenas lampadas que desenvolvem a imagem na superfície da tela plana.

Loading...

Pixel queimado

A queima ocorre quando a imagem fica estática na tela de plasma. Por exemplo, filmes que preenchem apenas o meio da tela têm linhas horizontais pretas constantes nas partes de cima e de baixo da tela. Com o tempo, as linhas pretas vão fixar como imagens permanentes na tela. Os grupos de pixeis que estão na parte preta envelhecem menos que os usados nas imagens do filme. Como resultado, os pixeis usados envelhecem mais rápido, projetando menos luz com o tempo, o oposto dos restantes, que continuam novos por terem menos uso e são mais claros, gerando linhas horizontais permanentes.

Drivers

Telas de plasma usam de 26 a 40 drivers para as seções de energia da tela plana. As linhas pretas horizontais, medindo cerca de 5 a 7,5 cm de largura, podem vir da falha de um driver ou conjunto de drivers. Os drivers que falham geram uma seção morta ao longo da tela pois não há energia para gerar uma iluminação nos pixeis. Infelizmente, um driver morto costuma exigir a substituição de toda a tela pois são embutidos na superfície da tela plana sem um meio de separar as duas montagens.

Possíveis causas da falha do driver

Os drivers são chips de circuitos eletrônicos integrados que podem falhar por superaquecimento. Componentes eletrônicos devem ter resfriamento suficiente, como por ventiladores internos, para operarem corretamente. Os drivers que ficam superaquecidos por causa do funcionamento constante da televisão podem facilmente falhar. Os circuitos ficam danificados e a corrente elétrica não flui corretamente pelo driver. Os consumidores devem verificar o sistema de resfriamento do modelo antes de comprar uma televisão de plasma. Muitos fabricantes não incluem dispositivos de resfriamento, reduzindo significativamente a vida útil da tela.

Prevenção

Prevenir o aparecimento de linhas horizontais pretas exige uma diligência da parte do consumidor. Mude os canais periodicamente para evitar que logos das emissoras fiquem queimadas na tela. Além disso, diminua o contraste da televisão enquanto a tela é nova. O nível de contraste menor vai ajudar a tela a continuar funcional.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...