×
Loading ...

Quais são as diferenças entre a sílica e os cristais de óxido de alumínio?

Atualizado em 17 abril, 2017

A areia tem muitas variedades e usos. A sílica e os cristais de óxido de alumínio (chamados de areia de qualidade médica) são duas formas de areia que têm utilidades industriais e comerciais. De acordo com o geofísico Dr. Rob Holman, em um artigo de janeiro de 2009, há cerca de mil tipos diferentes de areia ao redor do mundo. Embora tanto a sílica quanto os cristais de óxido de alumínio sejam usados nas limpezas a jato de areia, só o óxido de alumínio é utilizado em procedimentos de limpeza médicos.

A sílica é a areia mais comum no mundo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Sumário

A palavra areia é um termo geral usado para descrever grânulos de minerais e pedras. Os grãos de areia geralmente medem entre 1/16 mm e 2 mm de diâmetro. Há vários tipos ao redor do mundo, cada um com qualidades únicas. Por exemplo, o preto das areias pretas é atribuído às rochas vulcânicas ou à magnetita mineral e, similarmente, a aparência branca da areia é produto do calcário em sua composição. Aquelas com ferro em abundância têm um tom amarelado.

Loading...

Sílica

A sílica é a forma mais típica de areia encontrada no mundo, sendo que, na verdade, é apenas outro nome para cristais de quartzo. A sílica é criada pela erosão de pedras contendo quartzo, como o granito e o arenito. O formato dos grânulos é angular, suave ou arredondado. Quanto mais os grãos viajam, mais suaves eles se tornam com a erosão dos lados angulares dos grânulos. A sílica é utilizada em processamentos industriais (para adicionar preenchimento, peso e massa), para fabricar vidro, cimento e em processos de fundição.

Cristais de óxido de alumínio

Os cristais de óxido de alumínio são também chamados de areia de qualidade médica. Também chamado de alumina, o óxido de alumínio ocorre tanto naturalmente, como a sílica, ou é produzido comercialmente a partir do hidróxido de alumínio calcinado. A alumina tem uma aparência marrom ou preta e ângular. Esses cristais são usados em um processo chamado microdermoabrasão. Esse é um processo de rejuvenescimento facial que envolve utilizar um jato de areia sobre a pele da pessoa para revelar uma nova camada de pele por baixo das células mortas. Esse procedimento é usado principalmente para remover manchas, cicatrizes e reduzir o tamanho dos poros. O óxido de alumínio é comumente usado para a limpeza a jato de areia, para moagem e em pós de polimento.

Limpeza a jato de areia

Tanto a sílica quanto os cristais de óxido de alumínio são usados em limpezas. O pó criado da sílica quando usado como agente de limpeza apresenta alguns riscos quando inalado, então máscaras protetoras são necessárias para evitar irritações do pulmão e uma doença conhecida como silicose. Esta resulta da exposição prolongada ao pó de sílica. O óxido de alumínio é usado tanto em jatos de areia industriais quanto médicos. Os grânulos são medidos em tamanhos "mesh". Quanto menores os números de mesh, mais ásperos os grânulos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...