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Quais são os diferentes tipos de patrocínio de eventos?

Um patrocínio é uma aliança estratégica entre uma empresa e os organizadores de um evento para aumentar a visibilidade da empresa e criar uma conscientização sobre a marca. De acordo com Trevor Slack, um especialista em gestão esportiva, selecionar o evento certo para patrocinar é crucial, pois as audiências, participantes ou espectadores tornaram-se mais fragmentados ou "desmassificados" devido às diferentes escolhas de estilos de vida. Patrocinar o evento mais adequado dependerá de qual mercado de estilo de vida ele atende, assim as empresas tendem a buscar oportunidades que complementem as suas metas de marketing e o seu orçamento.

Patrocínios esportivos permitem às empresas superar barreiras culturais (sport image by AnVer from Fotolia.com)

Artes e Cultura

Filmes, música, artes visuais e teatrais são apenas algumas das atividades culturais que uma empresa pode decidir patrocinar. Eventos musicais, como shows de grande porte ou exibições de artistas, são alguns dos tipos de patrocínio de artes e cultura mais populares, como observado pelo escritor Teemu Luukka em um artigo na Helsingin Sanomat. Empresas patrocinadoras de concertos de música pop de grande escala podem se beneficiar desta exposição ao incluir os seus logotipos em campanhas de divulgação do concertos, como em outdoors e sinalizações, anúncios tradicionais e brindes promocionais. Eventos que atendem a audiências mais maduras ou de luxo, como a orquestra sinfônica ou museus, podem ter uma forma mais moderada de se incluir o logotipo; o nomes da empresa poderia estar escrito no cartaz teatral ou nas placas, ou atribuído a salas, asas ou galerias designadas.

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Esportes

De acordo com o livro “Marketing Communications: A European Persepective” ("Comunicação de marketing: uma perspectiva europeia", em tradução livre), o principal benefício dos patrocínios esportivos é a sua capacidade de transcender barreiras culturais, linguísticas e geográficas. Algumas das mais cobiçadas alianças esportivas globais são com a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) e com o Comitê Olímpico Internacional (IOC em inglês) - parcerias que podem resultar em exposição internacional e em grande escala para as marcas. Se as empresas desejam incluir seus logotipos nos estádios ou nas parafernálias de um grande evento esportivo, como o World Series, a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos, elas devem passar pelas organizadoras, que podem ter políticas e prazos rígidos, de acordo com David Prosser em seu artigo, "Sports Sponsorship Has Never Been so Complicated" ("O patrocínio de esportes nunca foi tão complicado", em tradução livre). Acordos de patrocínio deste calibre podem restringir as habilidades das empresas de se beneficiarem de parcerias extras com campeonatos, times ou torneios locais.

Transmissão

Patrocinar um programa de televisão é uma parceria entre a empresa e a emissora independente ou o produtor do programa. As notícias e a previsão do tempo são exemplos de alguns dos programas de televisão que uma empresa pode decidir apoiar. Por exemplo, as empresas podem assinar acordos de patrocínio com um programa de previsão do tempo que lhes permita integrar seus comerciais de 15 a 30 segundos durante essa transmissão. Além disso, uma transmissora pode permitir que as empresas rodem os seus comerciais antes e depois da gravação ao vivo ou da exibição de um evento como um especial de Natal.

Apesar dos patrocínios de transmissões parecerem ser a mesma coisa que anúncios de TV, existem algumas diferenças fundamentais. Em particular, os patrocínios podem dar às empresas o direito de dar a sua opinião no conteúdo do programa - coisa que não é concedida aos anunciantes regulares. Além disso, os patrocinadores podem ter exclusividade ou serem alocados em intervalos preferenciais para expor os seus comerciais, enquanto os outros anunciantes são agrupados.

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Referências

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