×
Loading ...

Quais medicamentos para alergia causam ganho de peso?

Para os alérgicos, o tratamento com drogas de prescrição ou de venda livre traz grande alívio, porém, para alguns, o custo em termos de efeitos colaterais é alto. O ganho de peso geralmente é associado com os remédios usados para alergias. Isso faz um indivíduo sentir como se ele tivesse que escolher entre o ganho de peso e a redução dos sintomas de alergia tais como inchaço, espirros e lacrimejamento.

Alguns medicamentos para alergia causam ganho de peso (Image by Flickr.com, courtesy of psyberartist)

Benadryl (Difenidramina)

Uma das drogas mais comuns usadas para combater os sintomas de alergias, o benadryl inclui ganho de peso na sua lista de efeitos colaterais. Ele é conhecido por reduzir as funções e reações corporais, que é o motivo pelo qual é proibido dirigir e operar maquinários pesados enquanto estiver usando-o. Isso também é o motivo da perda de peso como efeito colateral já que um metabolismo desacelerado irá absorver mais calorias da comida que passa através do sistema digestivo. Como ele é disponível em venda livre, muitos alérgicos se automedicam com essa droga para economizar tempo e dinheiro, quando uma consulta com um profissional de saúde seria muito mais adequada para escolher uma droga antialérgica específica para cada indivíduo.

Loading...

Zyrtec (cloridrato de cetirizina)

Essa droga antialérgica usa anti-histamínicos para o tratamento de múltiplos sintomas de alergia. Como ele é disponível à venda livre, as estatísticas são difíceis de serem compiladas e não são completas sobre a porcentagem dos usuários que desenvolvem ganho de peso. Os fabricantes sugerem uma estimativa de que 2 por cento são afetados com ganho de peso e a melhor medida para combatê-lo é incluir mudanças dietéticas, exercícios e consulta com um médico para descobrir um medicamento mais adequado.

Zoloft (cloridrato de sertralina)

Zoloft é um sedativo leve prescrito frequentemente para reduzir a ansiedade e é usado em combinação com drogas antialérgicas, algumas das quais produzem insônia e uma sensação de nervosismo nos pacientes. Sabe-se que ele aumenta o apetite, levando a um ganho de peso, portanto, deve ser marcada uma consulta adicional com um profissional de saúde se esse sintoma aparecer com um ganho de peso de 9 quilos ou mais. As soluções incluem reduzir a dose de zoloft, mudar para outro medicamento ou alterar o antialérgico principal ou diminuindo sua dose. É muito importante reduzir a dose lentamente e somente com a supervisão de um médico, especialmente se o paciente vem tomando zoloft há algum tempo, já que que interrupção brusca do medicamento pode produzir efeitos colaterais desagradáveis. Isso aplica-se também a qualquer medicamento de prescrição médica usado para tratar alergia.

Dimetapp (bronfeniramina)

Como uma droga antialérgica frequentemente usada no tratamento de crianças, dimetapp é um nome familiar que os pais confiam e estão acostumados com ele. O que eles podem não saber são os efeitos colaterais, que inclui o ganho de peso. O dimetapp é um anti-histamínico de primeira geração que já está no mercado por anos, e qualquer alérgico que experimenta ganho de peso enquanto estiver tomando-o deve consultar um médico para saber se os novos antialérgicos de terceira geração são mais apropriados.

Chlor-Trimeton (maleato de clorfeniramina)

Essa é outra droga anti-alérgica, comumente prescrita para qualquer hiper-reatividade a estímulos externos (que é a definição de alergia), que pode resultar em perda de peso devido a um aumento no apetite. Outra forma antiga de medicamentos para alergia, o chlor-trimeton é popular em alérgicos que têm sintomas apenas ocasionalmente. Por exemplo, no outono de cada ano uma pessoa pode usá-lo e sofrer seus efeitos colaterais, sem saber que drogas mais recentes podem fornecer o mesmo grau de alívio, ou melhor, sem os efeitos colaterais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...