Quais são os perigos para o gato que come areia higiênica?
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Nossos amigos felinos, domesticados para a vida em casa, usam uma caixa – fornecida por nós – para eliminar suas fezes. Estas são preenchidas com uma variedade de substâncias, dependendo do que você e seu gato preferem. Infelizmente, alguns bichanos comem as substâncias que usamos para cobrir as fezes e acabam ingerindo elas também. Este hábito acontece por vários motivos e pode ser prejudicial para a saúde do seu gato.
Por que gatos comem areia?
Muitas vezes os gatos – geralmente filhotes – comem areia simplesmente para experimentar, segundo o site da VetInfo. Gatos mais velhos com o hábito de comer fezes têm uma condição chamada de alotriofagia, que não é exclusivamente da areia. Os bichanos com este transtorno têm uma tendência a comer itens estranhos, como plástico, lã e papelão. Este hábito "responsável por cerca de 2,5% do comportamento estranho do gato", diz o VetInfo, é possivelmente causado por uma deficiência mineral, anemia ou doença mental.
Substâncias na areia
Enchimentos de caixa de gatos são feitas de barro, jornal reciclado, milho, trigo e produtos de pinheiros. Areia de aglutinação, uma relativamente nova substância para caixas higiênicas, contém bentonita sódica. As propriedades reúnem as peças de barro e a eliminação líquida e sólida do seu gato. Se o animal é um comedor de areia, considere mudar para um enchimento que seja feito de trigo, milho ou pinho.
Aditivos da areia
Se o seu gatinho tem o hábito de comer areia, evite a adição de cristais perfumados, bicarbonato de sódio ou desodorizantes comerciais na caixa, pois os produtos químicos nestas substâncias podem ser prejudiciais para o sistema digestivo do animal.
Consequências para seu gato
Se seu gato ingere qualquer coisa anormal, ele deve ser examinado por um veterinário. Comer areia contendo bentonita sódica pode causar principalmente problemas gastrointestinais e obstrução. Os sintomas deste, de acordo com o veterinário Arnold Plotnick, incluem vômitos e diarreia. Uma cirurgia para desobstrução pode ser necessária.
Referências
Sobre o Autor
Elizabeth Ireland began writing professionally in 1997 as a reporter and columnist with the "Lancaster (Pa.) Sunday News." She now serves as the marketing and communications manager for Elizabethtown College, where she earned an associate degree in corporate communication. Ireland also covers rock climbing, cycling, the outdoors, home remodeling, relationships, cooking, higher education, fitness and the environment.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images