Quais são os dois ramos da geografia?

••• Comstock/Comstock/Getty Images

A geografia é a mais ampla das ciências sociais. A geografia humana não apenas cobre todas as áreas das ciências sociais e da cultura, mas também se expande pela geografia física, que cobre todas as áreas do mundo natural. Duas áreas de estudo, a geografia ambiental e os riscos naturais, ligam a geografia humana e a física. Além disso, ambas podem ser pesquisadas através do uso de um Sistema de Informação Geográfica.

Geografia humana

A geografia humana trata da atividade humana no planeta. O aspecto humano pode cobrir qualquer tema, tais como esportes, religião, guerra, história, turismo, economia, música, cultura, população ou a saúde. Tópicos nessa área de estudo devem ser focados em um determinado local, demonstrando interações espaciais entre as pessoas e o ambiente físico. Uma pergunta típica de geografia humana seria "Por que as pessoas geralmente são enterradas acima do solo, em Nova Orleans?"

Geografia física

Geografia física lida com o mundo natural e é dividida em quatro áreas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. Ela explora os processos e padrões do ambiente natural. Estudos atmosféricos incluem fenômenos de pesquisa, como tornados, furacões, o El Niño, nevascas, climatologia e meteorologia. A litosfera inclui a crosta do planeta. Entre as áreas de estudo está a geomorfologia, que trata das mudanças na superfície do planeta. A hidrosfera engloba as águas em suas formas sólida, líquida e gasosa. As áreas de estudo incluem processos costeiros e oceanografia. A pesquisa da biosfera estuda os ecossistemas dos menores organismos vegetais, dos insetos, dos animais e humanos.

Pesquisa ambiental

Pesquisadores ambientais examinam o impacto da sociedade sobre o meio ambiente físico. Eles observam temas como o impacto da canoagem em um ecossistema oceânico ou o impacto do aumento de habitação sobre a divisórias de águas ou animais selvagens. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos pode ser considerada uma pesquisadora ambiental porque examina questões como a chuva ácida, água potável, pesticidas e resíduos.

Pesquisa sobre riscos de desastres naturais

A pesquisa sobre riscos de desastres naturais combina os processos físicos de um evento natural extremo com seu impacto na sociedade antes, durante e após a sua ocorrência. Eventos naturais extremos incluem terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, incêndios, furacões, raios, tornados e nevascas. Tais eventos não são considerados um perigo a menos que seja uma ameaça para a sociedade. Organizações de pesquisa de desastres naturais incluem o Centro Nacional de Furacões, o Conselho Nacional de Ciência e do Ambiente e do Serviço Geológico dos EUA.

Sistemas de aplicação de informações geográficas

Um Sistema de Informação Geográfica é um software que usa a tecnologia para capturar, analisar, organizar, armazenar e apresentar dados geográficos. Utiliza-se da cartografia, de banco de dados, da digitalização, da análise estatística e de sensoriamento remoto para analisar e representar espacialmente processos em paisagens físicas e a distribuição dos impactos humanos sobre o meio ambiente. O software muitas vezes é usado para analisar paisagens naturais e tornar o uso humano eficaz. Por exemplo, examinando a paisagem, as águas subterrâneas e localização dos parques da cidade, o software pode determinar a melhor localização para um novo conjunto habitacional.

Mais recentes

×