×
Loading ...

Quais são os reagentes da fotossíntese?

Atualizado em 19 julho, 2017

Organismos fotossintéticos usam a energia da luz do sol para transformar os reagentes, dióxido de carbono e água em açúcar e oxigênio. Plantas verdes e algumas bactérias podem fazer fotossíntese e são responsáveis por oxigenar a atmosfera.

Plantas verdes e algumas bactérias fazem a fotossíntese (Flickr.com)

A reação

A energia luminosa transforma seis moléculas de dióxido de carbono e seis moléculas de água em uma molécula de glicose (açúcar) e seis moléculas de gás oxigênio.

Loading...

Características

Em uma reação química, "reagentes" são compostos químicos que são consumidos ou transformados para criar os produtos. Então, o dióxido de carbono e a água são os reagentes da fotossíntese, e a glicose e o oxigênio são os produtos.

Função

A fotossíntese e a respiração celular são reações complementares. A respiração celular é o processo pelo qual a maior parte das células obtêm energia. Os produtos da fotossíntese, oxigênio e glicose são os reagentes dessa reação. Por sua vez, os produtos da respiração celular, dióxido de carbono e água são os reagentes da fotossíntese.

Importância

A fotossíntese é responsável por absorver o dióxido de carbono da atmosfera e produzir oxigênio que é liberado nela. Ela também cria uma enorme biomassa de energia em forma de carboidrato (açúcar). Organismos fotossintéticos produzem cerca de 176 bilhões de toneladas de carboidrato por ano.

História

No começo da história do planeta, organismos fotossintéticos foram responsáveis por oxigenar a atmosfera. De acordo com o Science News, esses organismos podem ter começado a fazer surgir oxigênio na atmosfera muito antes do que se imaginava anteriormente, há mais de 3,46 bilhões de anos atrás.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...