HIV é a sigla para o vírus da imunodeficiência adquirida, uma doença incurável que com o tempo destrói o sistema imunológico do corpo. É transmitida através do contato sexual ou sangue contaminado, e pode ser detectada através de um exame entre três e seis meses após a infecção. Indivíduos que adquirem o vírus podem perceber os sintomas antes disso, no entanto, como eles se assemelham aos sintomas de gripes e resfriados, muitas vezes não são ligados ao HIV.
Não há sintomas imediatos
O HIV não produz sintomas por até quatro semanas após a infecção ocorrer, tornando-o fácil de se espalhar sem a percepção do portador.
Febre e dor de garganta
Após duas a quatro semanas, um dos principais sintomas de infecção por HIV é a febre acompanhada de dor de garganta.
Glândulas inchadas
O inchaço dos gânglios linfáticos, particularmente sob os braços e ao redor do pescoço, é outro sintoma primário da infecção pelo HIV.
Fadiga
Uma fadiga incomum acompanha esses outros sintomas e pode enganar as pessoas, fazendo-as pensar que os sintomas são o resultado de um resfriado ou gripe.
Erupção
O principal sintoma característico e definidor da infecção pelo HIV é uma erupção cutânea centrada em torno do tronco, órgãos genitais e nos braços.