Quais substâncias químicas compõem o alvejante?

••• cleaning mailbox 2. image by mdb from Fotolia.com

O alvejante é usado para desinfectar e desodorizar várias coisas. Os brinquedos das crianças podem ser desinfectados, balcões de cozinha e banheiros podem ser limpos com ela, além de ser usada com frequência para clarear e limpar roupas. Existem dois ingredientes principais que compõem o alvejante: água e hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio.

Hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio (NaOCl) é uma mistura de sódio, oxigênio e cloro. O hipoclorito pode ser muito perigoso e precisa ser diluído antes de ser usado. É um produto oxidante, o que o torna muito útil na desinfecção de materiais. Quando o hipoclorito de sódio é diluído em água, o resultado é o alvejante.

Hipoclorito de cálcio

O hipoclorito de cálcio é outro ingrediente usado no alvejante. No entanto, ele é usado principalmente para desinfectar a água. Essa substância química pode ser comprada para ser usada em sua roupa como um alvejante. O hipoclorito de cálcio é misturado com cloreto e cal para formar o alvejante de roupa. Esse produto com cloro em pó é usado também para tingir açúcar, desinfectar água potável, higienizar piscinas e banheiros, e para lavar roupa de cama.

Água

A água é a maior parte do alvejante. Ela serve para diluir as substâncias químicas no alvejante. Se a água não for adicionada às substâncias químicas, o alvejante ficaria muito forte e potencialmente perigoso. A maioria dos alvejantes de cloro tem cerca de 5,25% de produtos químicos e 94,75% de água.

Perigos do alvejante

O alvejante pode ser venenoso se ingerido ou mortal se misturado com outras substâncias/produtos químicos. Se for ingerido, você deve ligar para o 192 e entrar em contato com o controle de envenenamento. Se o alvejante for em seus olhos, lave imediatamente os olhos com água fria. Ele nunca deve ser misturado com amônia ou outros produtos químicos porque gases fatais podem ocorrer.

Mais recentes

×