×
Loading ...

Quatro maneiras de organizar árvores em um pomar

Existem quatro maneiras principais para distribuir árvores por um pomar e, dependendo do terreno, das condições do solo e da umidade, pode-se adotar variações dessas quatro maneiras básicas. O espaço para cada planta deve ser determinado a partir da espécie da árvore. Lembre-se de deixar uma área grande o suficiente para guardar os equipamentos e materiais para a manutenção do pomar.

Dispor as árvores em fileiras é o melhor jeito para guardar os equipamentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quadrado ou retângulo

O quadrado ou retângulo são as formas mais simples de plantar árvores em um pomar. Para um quadrado, coloque três árvores em cada um dos quatro lados, deixando o espaço entre cada árvore bem delimitado. Para o retângulo, deixe as árvores de duas das fileiras mais separadas uma da outra, o que irá criar um formato retangular. Esse tipo de organização deixa o espaço do pomar mais proveitoso para a locomoção e para o cultivo.

Loading...

Quincunce

O quincunce é formado por quatro pontas formando um quadrado e uma quinta ponta no meio. Nessa configuração para um pomar, a árvore do centro é temporária, geralmente serve para ser cultivada por alguns anos enquanto as árvores permanentes alcançam sua produção máxima. Quando isso acontece, as árvores temporárias são removidas para sobrar mais recursos, como sol e água, para as plantas permanentes.

Hexágono

Para criar um pomar de seis lados, plante seis árvores em formato de hexágono e uma árvore no centro. Para esse tipo de configuração, é preciso ter bastante espaço disponível, não apenas para as plantas, como também para o equipamento. Se as copas das árvores ficarem muito volumosas, deve-se apará-las, mas o padrão irregular dificulta a possibilidade de um espaço apropriado quando se retira as árvores temporárias.

Contorno

Em áreas propensas a erosão, como morros, o contorno é a técnica mais apropriada para a organização de uma plantação. Árvores plantadas paralelamente ao contorno de uma área ajudam a controlar a erosão e retém umidade. Plantação em socalcos é uma configuração costuma ser usada para contornar áreas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...