×
Loading ...

Como fazer um quebra-cabeça 3D de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem milhares de maneiras de fazer um quebra-cabeça 3D, dependendo da idade da pessoa para quem você está confeccionando o brinquedo e seu nível de habilidade com ferramentas para trabalhar em madeira. Ele serve como um bom presente ou pode simplesmente tê-lo para iniciar uma conversa quando tiver visitas. Para fazer um quebra-cabeça 3D, é necessário saber analisar os desenhos para fazer os cortes, além de usar as ferramentas adequadas para confeccionar as peças do brinquedo.

Instruções

Faça seu próprio quebra-cabeça tridimensional (Puzzle image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)
  1. Escolha o desenho de quebra-cabeça que deseja fazer com base no seu nível de habilidade para trabalhar na madeira e quão desafiador você quer que o brinquedo seja. Consulte a seção Recursos abaixo para ter acesso a vários modelos gratuitos de quebra-cabeça 3D de madeira.

    Loading...
  2. Corte as peças de madeira de acordo com os desenhos. Talvez precise utilizar uma serra de esquadria ou tico-tico se o projeto exigir.

  3. Lixe as bordas de corte de cada peça até ficarem lisas e deslizarem facilmente para dentro e para fora da posição.

  4. Pinte ou passe um acabamento nas peças se desejar.

Loading...

Dicas

  • Uma maneira muito simples de fazer um quebra-cabeça 3D é pegar um pedaço de madeira em forma de cubo e cortá-lo em nove ou dezesseis cubos menores e iguais. Depois, você cola dois, três ou quatro cubos, de maneira que se encaixem um no outro novamente para voltar a formar o cubo maior.

O que você precisa

  • Madeira
  • Desenhos de quebra-cabeça 3D
  • Serra
  • Serra de esquadria ou serra tico-tico (se necessário)
  • Lixa
  • Tinta ou acabamento (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...