×
Loading ...

Como fazer raios de sol no Illustrator CS5

Quando a luz solar penetra através de aberturas em um banco de nuvens, o resultado se parece com raios de luz ao invés de uma iluminação geral. O efeito depende de partículas no ar para fazer os raios de sol contrastarem visível e suficientemente entre claro e escuro e fazê-los aparecerem claramente. Imitar o efeito no Adobe Illustrator CS5 requer uma combinação de efeitos ao vivo e transparência para a produção de obras de arte, o oposto da aparência típica de objetos vetoriais.

Instruções

Os raios de luz atravessam nuvens em feixes de iluminação (legna69/iStock/Getty Images)
  1. Pressione "F6" para abrir o painel de cores. Clique na amostra e selecione um amarelo pálido. Em um arquivo CMYK, ajuste como zero porcento de ciano, magenta e preto, e entre 10 e 20 porcento de amarelo. Em um arquivo RGB, ajuste o vermelho e o verde a 255 e o azul como 213. Para um olhar menos estilizado, escolha branco.

    Loading...
  2. Pressione "P" para selecionar a ferramenta Caneta. Clique uma vez sobre sua prancheta para começar um caminho vertical e uma segunda vez para definir o seu ponto final. Posicione o ponto de partida do caminho no nível das nuvens no documento e o ponto final perto do chão a uma pequena distância horizontal do ponto de partida. Clique apertando o botão Ctrl a partir da arte para o fim do caminho.

  3. Desenhe caminhos verticais adicionais que se estendem na distância das nuvens para a terra. Varie os ângulos em que você desenha, tornando os caminhos nas bordas exteriores da arte menos verticais do que os mais próximos do centro.

  4. Pressione "V" para mudar para a ferramenta de Seleção. Ajuste as posições dos caminhos até que caiam onde deseja que os raios de sol apareçam.

  5. Pressione "Ctrl-F10" para abrir o painel Stroke. Clique em um dos caminhos para selecioná-lo e mudar a sua aparência. Atribua um peso entre 20 e 60 pontos para o caminho. Selecione e atribua um peso para cada um dos caminhos restantes, variando a configuração de caminho para caminho.

  6. Marque em torno de todos os caminhos para selecioná-los. Clique na amostra de cor de preenchimento no painel Color (cor) e, em seguida, em "None" (nenhuma), que aparece como um quadrado branco com uma linha diagonal vermelha que passa por ele. Isso remove a cor de preenchimento dos caminhos.

  7. Abra o menu superior "Stylize" (estilizar) no menu "Effects" (efeitos) e escolha "Brilho externo". Defina a cor do efeito para combinar a cor do traço do seu caminho. Defina o modo de mesclagem para cascalho e deixe o efeito como 75% opaco em um raio de 20 pixels. Este efeito adiciona uma auréola suave em torno das bordas do caminho.

  8. Abra o submenu "Blur" (mancha" do menu "Efeitos" e escolha "Gaussian Blur" (mancha Gaussiana). Defina o raio para 125 pixels. A combinação entre o borrão e os efeitos de brilho transforma um caminho em um raio de luz.

Loading...

Dicas

  • Efeitos ao vivo do Adobe Illustrator podem desafiar o desempenho de computadores mais lentos ou aqueles com pouca memória disponível.
  • Abra o painel Transparency (transparência) e reduza a opacidade de alguns dos caminhos para parecerem que estão mais longe.
  • Pressione "Shift-F5" para abrir o painel Graphic Styles (estilos gráficos) e adicionar uma combinação de configurações como uma predefinição que você pode reutilizar. Clique no botão sem rótulo New Graphic (novo gráfico) na parte inferior do painel ou abra o menu levitante no canto superior direito para escolher um comando equivalente.
  • As configurações de efeitos de grades do documento controlam a aparência de qualquer conteúdo do Adobe Illustrator que utilize transparência, incluindo manchas, brilhos e camadas parcialmente opacas. Abra o menu "Efeitos" para acessar a caixa de diálogo destas configurações. Para obter melhores resultados, defina a resolução de 300 pixels por polegada. Para reduzir o tamanho dos arquivos, reduza a configuração.

Aviso

  • Verifique os seus efeitos em cima de todos os objetos de fundo ou cores para verificar a aparência dos raios.
  • Borrões e brilhos que cobrem grandes áreas com pequenas gradações de cor podem apresentar bandagem, um fenômeno em que as transições de cores parecem blocos adjacentes separados da cor.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...