×
Loading ...

Razões para se tornar um agente penitenciário

Agentes penitenciários, essencialmente, supervisionam presos, mas o trabalho vai muito além disso. Eles investigam crimes na prisão, transportam prisioneiros, fornecem aconselhamento informal, escrevem relatórios, são responsáveis pela programação correcional, cuidam de presos que trabalham e servem como ligação com o público. Sem agentes penitenciários, o sistema carcerário não cumpriria as suas missões de manter as comunidades seguras e reduzir a violência. As pessoas querem se tornar agentes correcionais tanto por razões idealistas e quanto práticas.

Supervisionar os presos é apenas uma das funções do agente penitenciário (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Ajudar pessoas

Muitos agentes penitenciários querem ajudar as pessoas. Eles acreditam que podem fornecer disciplina e estabilidade para as pessoas com problemas em suas vidas. Para eles, uma carreira de agente penitenciário significa mais do que punir, mas servir de modelo e desempenhar um papel de educador. Eles acreditam em reabilitação e esperam transformar criminosos em verdadeiros cidadãos.

Loading...

Mudar a comunidade

Muitas pessoas que buscam carreiras como agentes penitenciários sentem um desejo de acabar com a criminalidade e tornar as cidades mais seguras para todos. Apesar de agentes penitenciários não poderem prender criminosos, eles desempenham um papel em mantê-los fora das ruas e reeducá-los para que eles não representem mais uma ameaça.

Estabilidade no trabalho

Muitas pessoas gostariam de trabalho com agentes penitenciários porque representam um emprego estável. No Brasil, o ingresso em uma carreira de agente penitenciário se dá, via de regra, através de um concurso público. Logo, uma vez aprovado, o profissional não poderá ser demitido, salvo se cometar alguma falta grave.

Oportunidade

Os jovens com pouca educação ou com dificuldades na carreira veem na profissão de agente penitenciário uma oportunidade de emprego que não requer uma extensa educação. Em muitos lugares, agentes penitenciários possuem planos de carreira detalhes. Uma vez no cargo, os oficiais podem tentar um desenvolvimento profissional, inclusive em busca de melhores salários.

Desafios

Agentes penitenciários enfrentam desafios diariamente, seja de prisioneiros violentos ou briga de grupos dentro dos muros da prisão. Em certo sentido, agentes penitenciários tem que atuar como verdadeiros policiais, recolhendo informações e investigando crimes. Esses desafios são considerados emocionantes pelos agente, que buscam uma carreira que os mantenham motivados.

Agentes penitenciários devem procurar armas e drogas na prisão (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...