×
Loading ...

Como realizar uma escovação cirúrgica das mãos

Atualizado em 21 julho, 2017

Aprenda como realizar uma escovação cirúrgica das mãos adequadamente antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico.

Instruções

Faça uma escovação cirúrgica antes de qualquer procedimento cirúrgico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Realize uma lavagem básica das mãos usando sabão cirúrgico e água. Use o limpador de unhas para limpar embaixo de todas as unhas e cutículas. Enxague as mãos.

    Loading...
  2. Abra uma esponja ou escova cirúrgica e aplique 30 ml de sabão cirúrgico. Passe a escova e as mãos embaixo da água corrente, espremendo a esponja/escova para produzir espuma.

  3. Segure a esponja/escova na mão direita e comece a escovar os dedos da mão esquerda. Escove todas as laterais dos dedos, incluindo os espaços entre os mesmos, usando um movimento de fricção linear. Continue subindo e fazendo o mesmo na mão esquerda, sem retornar para os dedos.

  4. Transfira a esponja/escova para a mão esquerda e repita a mesma ação na mão direita.

  5. Com a esponja/escova ainda na mão esquerda, continue usando o mesmo tipo de fricção no punho e na parte inferior do antebraço da mão direita. Escove todos os lados do braço. As mãos devem ser mantidas mais altas do que o cotovelo para permitir que o sabão sujo e a água drenem pelo cotovelo.

  6. Transfira a esponja/escova para a mão direita e repita as instruções acima na mão esquerda. Quando terminar, passe para os punhos e antebraços , terminando 3 cm acima do cotovelo.

  7. Transfira a esponja/escova para a mão esquerda e repita os movimentos acima no braço direito.

  8. Descarte a esponja/escova. Com as mãos ainda elevadas acima dos cotovelos passe a mão esquerda sob água corrente, começando com a ponta dos dedos e terminando no cotovelo deixando toda água escorrer do mesmo. Repita o enxaguamento no braço direito.

Loading...

Dicas

  • Passe as mãos e braços lentamente sob água corrente para permitir que todo o sabão seja removido.

Aviso

  • Se for necessário mais água para remover o sabão, repita todo o processo de enxágue novamente, começando pela ponta dos dedos. Não enxague começando no cotovelo. Tome cuidado para não tocar nada não estéril após a escovação cirúrgica terminar.

O que você precisa

  • Pia de escovação cirúrgica
  • Limpador de unhas
  • Esponja ou escova cirúrgica
  • Sabão antisséptico cirúrgico
Loading ...
Loading ...