×
Loading ...

Como realizar o processo de cura úmida de um presunto

Dependendo do resultado que se queira obter, o método utilizado para fazer a cura úmida do presunto utiliza os seguintes ingredientes: sal, água, açúcar, mel, algumas especiarias e condimentos. Inicialmente, esse processo de cura requer pouco trabalho. Todavia, demandará um maior esforço, caso a peça de carne seja grande. O presunto que passa pelo processo de cura úmida possui um sabor menos intenso, pois a carne fica levemente molhada, levando menos tempo do que outros métodos para ser realizado.

Instruções

Cura úmida do presunto (polish ham image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)
  1. Adquira uma parte fresca de perna de porco do tamanho desejado. Ao fazer o pedido dessa peça de carne, você também pode se referir a ela como sendo um presunto fresco. De toda forma, apenas certifique-se de que a carne não esteja curada.

    Loading...
  2. Prepare uma salmoura com cuidado, seguindo a receita que mais lhe agrade. A maioria das receitas de salmoura leva açúcar, sal e sal de cura, mas às vezes, algumas requerem outras especiarias e temperos. Combine todos os ingredientes com água suficiente para cobrir a carne, mexendo até que tudo esteja completamente dissolvido.

  3. Pegue uma panela grande o suficiente para acomodar a carne que caiba dentro da geladeira. Em seguida, coloque a carne de porco dentro da panela. Despeje a salmoura sobre a carne, até que ela esteja completamente coberta. Cubra a panela com uma tampa ou um prato, mantendo a carne de porco submersa.

  4. Coloque a panela em uma geladeira, deixando-a no local até que o processo de cura do presunto termine. Vire a carne diariamente, a fim de realizar a cura de maneira correta. Esse processo levará cerca de um dia para ser concretizado, caso a carne utilizada seja de aproximadamente 900 g. Um presunto de tamanho médio levará cerca de uma semana para ser curado por meio deste processo.

  5. Retire o presunto da salmoura e lave-o bastante com água fria. Prepare o presunto curado da maneira que preferir. Você pode optar por defumar, fritar ou assar a carne. Por ser cozido após a cura, o presunto poderá ser consumido sem qualquer preparação adicional.

Loading...

Dicas

  • Se o presunto ficar muito salgado, mergulhe-o em um recipiente com água fresca, colocando na geladeira por algumas horas. Com isso, uma quantidade de sal será eliminada da carne.

Aviso

  • O açúcar deve ser utilizado na salmoura somente quando o processo de cura determina o armazenamento da carne na geladeira. Caso contrário, o açúcar começará o processo de fermentação, estragando o presunto.
  • Sempre retire qualquer espuma ou lodo que apareça sobre a superfície da salmoura, evitando qualquer forma de contaminação do alimento.

O que você precisa

  • Peça de presunto fresco com ou sem osso
  • Sal de cura (sal rosa)
  • Sal Kosher
  • Açúcar mascavo ou mel (opcional)
  • Especiarias e temperos
  • Água
  • Panela grande
  • Prato
  • Peso para pratos

Referências

Loading ...
Loading ...