×
Loading ...

Como fazer você mesmo um reator de CO2 para aquários

A adição de CO2 em um aquário permite que amadores plantem uma variedade de belas plantas no aquário. Infelizmente, o CO2 pressurizado comprado em loja pode ser muito caro e complicado de instalar. Adicionar seu próprio reator caseiro de CO2 em um aquário requer pouco custo para construir ou manter, e os materiais necessários para mantê-lo funcionando são facilmente obtidos em um supermercado local.

Instruções

As plantas aquáticas e CO2 adicionam uma nova profundidade ao seu aquário (tropical fish image by kenny woodruff from Fotolia.com)
  1. Pegue a garrafa de dois litros bem limpa e seca e tampe.

    Loading...
  2. Determine o tamanho do buraco a ser perfurado na tampa, colocando uma broca em uma das extremidades do tubo de silicone. A broca deve ser grande o suficiente para caber facilmente na abertura do tubo (a razão para isso é que todos os tubos de silicone não são fabricados iguais, por isso é melhor verificar o diâmetro do tubo individualmente dessa forma).

  3. Faça um furo no centro da tampa da garrafa usando a broca que você escolheu.

  4. Corte uma das extremidades do tubo de silicone em um ângulo de 45 graus e puxe través do furo na tampa a um comprimento de cerca de 5 cm, com a ajuda de um alicate.

  5. Passe um cordão de silicone de aquário em torno da tubulação em ambos os lados da tampa, tomando cuidado para não deixar o silicone na rosca da tampa.

  6. Deixe a tampa secar por pelo menos 24 horas.

  7. Encha 3/4 da garrafa com água morna.

  8. Acrescente duas xícaras de açúcar e 1/2 colher de chá de fermento biológico na garrafa e agite bem.

  9. Aperte a tampa firmemente na garrafa.

  10. Passe a outra extremidade do tubo de silicone em seu tanque e conecte-a com um difusor de CO2 comprado em loja. Alternativamente, você pode usar um pedaço de 7 cm de bambu inserido na saída do seu reator feito. A estrutura oca do bambu irá funcionar como um difusor, forçando várias pequenas bolhas de CO2 a percorrerem seu tanque. Se você usar este método de difusão, passe a linha de CO2 de forma que ela quase alcance o fundo do tanque, para dar às bolhas de CO2 um tempo máximo para elas se dispersarem na água.

Loading...

Dicas

  • Uma garrafa de CO2 desse tamanho deve durar entre uma e três semanas.
  • Para determinar o comprimento da tubulação que você precisa comprar, meça duas vezes, assim você só vai ter que cortar uma vez

Aviso

  • Nunca deixe uma garrafa de CO2 tampada sem uma maneira de liberar a pressão, pois a garrafa pode explodir.

O que você precisa

  • Garrafa de plástico de 2 litros
  • Furadeira elétrica
  • Tubulação aérea de silicone
  • Aquário de silicone
  • Alicates
  • 1/2 colher de chá de fermento biológico
  • 2 xícaras de açúcar

Referências

Loading ...
Loading ...