×
Loading ...

Como fazer um relatório financeiro com projeções de lucros e perdas

Possuir um bom relatório financeiro com projeções de lucros e perdas permite que você toque seu negócio baseado em expectativas que mostrem o local onde você deseja estar daqui a alguns anos. Sem o relatório, é difícil prever as receitas e gastos, o que faz com que seja difícil tomar decisões comerciais inteligentes. Além disso, um relatório que seja baseado em projeções sólidas e fatos costuma ser necessário para se conseguir financiamento para o seu negócio, seja de um banco ou de uma financeira.

Instruções

Um relatório de projeções de lucros e perdas pode ajudá-lo a tocar o seu negócio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Preveja as vendas para o próximo ano. Olhe para o ritmo de crescimento das vendas no passado e projete o próximo passo. Por exemplo, se elas subiram 8% no último ano, projete mais 8% esse ano. Aumente ou diminua suas previsões de acordo com fatores de crescimento ou inibição. Lembre-se de que deve possuir tanto uma estimativa conservadora quanto uma mais agressiva. Use uma estimativa moderada para o seu projeto principal de relatório financeiro.

    Loading...
  2. Faça uma compilação dos seus gastos fixos e determine se haverá mudanças para o ano que vem. Despesas fixas são as que permanecem relativamente inalteradas todos os meses ou anos, como aluguel, folha de pagamento e seguro.

  3. Preveja suas despesas variáveis. Alguns exemplos são taxas de envio ou custos da compra de um novo hardware ou software que variam de tempos em tempos. Faça essa previsão ao criar uma lista com todos os gatos de compras que terá que fazer em um futuro próximo e adicione também uma estimativa de gastos inesperados. Além disso, compare as despesas variáveis do ano anterior com as do ano que virá e veja se há discrepância.

  4. Calcule a quantia dos lucros e dos gastos. Subtraia o lucro das despesas. Faça isso para a projeção mais otimista e também para a mais pessimista.

  5. Subtraia a desvalorização, se for algo que faz sentido. Ela é o custo de ativos que se degradam ao longo do tempo e que deve ser calculado através da amortização. A desvalorização é um número importante no fator do imposto de renda ou nas decisões financeiras, mas costuma não ser tão importante quanto fazer as vendas ou tomar decisões referentes ao seu comércio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...