×
Loading ...

Como relaxar suas cordas vocais

Aprender a relaxar as cordas vocais ajuda dois grupos de pessoas. Cantores profissionais precisam aprender a relaxar suas cordas vocais para não sobrecarregá-las. Pessoas com disfunção da corda vocal precisam aprender técnicas de relaxamento para respirarem mais facilmente. Esse tipo de relaxamento envolve todo o corpo, pois se você estiver estressado ou tenso em outras áreas, será ainda mais difícil relaxar as cordas vocais. Para muitas pessoas, simples exercícios de respiração ajudam tremendamente.

Instruções

Relaxe suas cordas vocais para ter uma voz melhor (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)
  1. Trabalhe a postura. Mantenha o queixo nivelado e tome cuidado para não apertar a mandíbula. Mantenha os ombros retos, não curvados.

    Loading...
  2. Pratique exercícios para relaxar os músculos da garganta. Abaixe o queixo até o peito e levante-o em direção ao ombro esquerdo. Mova-o de volta ao centro, enquanto olha para a frente. Mude sua cabeça para o ombro direito, depois aponte o queixo em direção ao ombro. Mova a cabeça de volta à primeira posição, depois repita no sentido inverso.

  3. Respire com o diafragma para reduzir a tensão sobre as cordas vocais. Inspire com o estômago, ao invés do peito, para ajudar a abrir as cordas vocais corretamente. Mantenha as costas retas ao respirar e observe-se no espelho. Seu estômago deve subir e descer e não o peito. Deite-se de costas e coloque as mãos, ou um livro, sobre o estômago. Pratique a respiração para que suas mãos, ou o livro, suba e desça.

  4. Aqueça-se antes de cantar para evitar deixar as cordas vocais tensas.

  5. Concentre-se em sua respiração. Faça respirações longas e profundas para relaxar o corpo.

  6. Ofegue. Pessoas com disfunção das cordas vocais podem se beneficiar da prática da respiração ofegante. Ela permite que as cordas vocais relaxem e ajuda na respiração, aumentando a abertura da glote.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...