×
Loading ...

Como relicar uma guitarra

As guitarras que aparentam ter estado na estrada por longos anos agora compõem a maior parte dos catálogos dos principais fabricantes. Arranhões e marcas de riscos originados através dos anos devido à apresentações vigorosas e repletas de feeling são replicados em oficinas com a ajuda de algumas ferramentas e um bom olhar atento aos detalhes. Ter um desses modelos relicados já prontos pode sair caro. Por essa razão, se você quiser conseguir um visual relicado ​​sem a etiqueta de preço, é possível conseguir o mesmo efeito com algumas ferramentas e materiais do cotidiano facilmente disponíveis.

Instruções

Um acabamento relicado fará sua guitarra parecer deter anos de estrada (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

    Relicando o corpo

  1. Prepare a guitarra para o trabalho através da remoção das cordas e dos captadores. Mantenha as cordas bem afastadas e guarde os captadores, tarraxas e todos os parafusos em um lugar seguro para manuseá-los mais tarde.

    Loading...
  2. Crie sinais de desgaste no corpo usando uma lixa. Estude fotos de guitarras clássicas famosas e desgastadas para identificar as áreas de maior degradação. Normalmente, esse lugar é aquele no qual o braço do músico ou a palheta entram em contato constante com o corpo. Concentre-se na região próxima dos captadores da guitarra, ao redor da ponte, acima e abaixo das cordas e no talhe de entrada realizado na direção das últimas casas do instrumento.

  3. Cause algum dano de impacto com uma chave de fenda, um martelo pequeno ou alguns outros objetos de metal duro, como um molho de chaves. Não se esqueça de aplicar um pouco de erupções com uma fivela no lado oposto do corpo com o intuito de recriar uma fivela de cinto que tenha sido constantemente esfregada no local.

  4. Aqueça o corpo da guitarra com um secador de cabelo na potência máxima. O calor faz o corpo inchar um pouco. Esfrie a área aquecida rapidamente com o ar comprimido para quebrar o acabamento esmaltado. Repita esse processo em diferentes áreas para deixar corpo em um estado uniforme, com a aparência rachada comum das guitarras antigas.

  5. Devolva um pouco do brilho ao corpo por meio de um polimento uniforme realizado com uma estopa macia conectada a uma furadeira. Não exagere neste passo, já que guitarras vintage autênticas raramente têm um acabamento de alto brilho. Trabalhe a estopa apenas o suficiente para igualar o dano provocado.

    Relicando o hardware

  1. Pulverize os captadores e as tarraxas, e provoque algum dano de impacto através de uma pancada sobre uma superfície dura, como concreto ou pedra. Você não deve tentar relicar a ponte, pois ela é uma parte cuidadosamente calibrada da guitarra. Qualquer dano à ponte pode prejudicar o desempenho e com isso a tocabilidade da guitarra. Tenha cuidado para não danificar a funcionalidade das outras peças que constituem o instrumento.

  2. Esfregue os captadores com alguma lixa fina para quebrar toda a superfície de qualquer chapeamento e, em seguida, coloque tudo no balde grande. Coloque seus óculos e luvas de proteção. Despeje um pouco de ácido clorídrico na pequena tigela e coloque-a dentro do balde. Fixe a tampa e deixe o balde em um lugar seguro, longe do alcance de crianças ou animais de pequeno porte por até 48 horas, mas verificando o progresso ocasionalmente. O vapor do ácido começará a agir sobre o metal sem que ele precise ficar completamente submerso na mistura.

  3. Remova todos os itens, uma vez que tenham sido desgastados e adquirido o efeito desejado sob todos os aspectos. Vista as luvas e os óculos para fazer isso. Devolva cuidadosamente o ácido em sua embalagem original e o recoloque imediatamente para um local seguro. Depois, lave todas as peças com água, colocando-as em uma toalha velha ou sobre algumas toalhas de papel. Pulverize levemente com lubrificante WD-40 e deixe secar.

  4. Quando as peças estiverem secas, efetue o polimento delas com bastante cautela , pois se você se aprofundar na tarefa alguns pontos restantes do acabamento podem se desfazer. Recoloque todas as peças no corpo da guitarra, e restabeleça o encordoamento para obter equilíbrio e tensionar o braço.

Loading...

Aviso

  • Manipular ácido clorídrico é perigoso -- sempre trabalhe em uma área bem ventilada, longe de crianças pequenas e animais, e sempre use óculos e luvas de proteção.

O que você precisa

  • Chave Philips e de fenda
  • Lata de ar comprimido
  • Lixa d'água e seca, com gramatura 600 a 2000
  • Furadeira elétrica com fixador de estopa para polimento
  • Ácido clorídrico
  • Plástico grande ou balde de metal com tampa
  • Pequena tigela de plástico
  • Luvas e óculos de proteção
  • Lubrificante WD-40

Referências

Loading ...
Loading ...