×
Loading ...

Removendo cicatrizes de acne com creme de tretinoína

A tretinoína diminui cicatrizes de acne (Pixland/Pixland/Getty Images)

Tretinoína

Tretinoína é um creme usado sob prescrição para diminuir rugas e cicatrizes de acne. Um estudo conduzido pelo Department of Dermatovenereology no Sarajevo University Hospital Center demonstrou que a tretinoína tratou com sucesso as cicatrizes de acne em 79% dos pacientes, conforme publicado na Acta Dermatovenerol Croat. 2004;12(2):84-91. A tretinoína é um derivado da vitamina A. Sua ação se dá pelo aumento da velocidade de troca de pele das camadas superiores das células cutâneas mortas. Essa troca mais rápida incentiva o crescimento de nova pele. Com isto, ocorre também uma redução mais rápida das cicatrizes.

Loading...

Usando tretinoína

A tretinoína é usada sob diferentes marcas registradas e disponibilizada em diferentes potências. Um dermatologista o ajudará a escolher o creme de tretinoína correto para a sua pele. Faz-se a aplicação tópica de uma pequena quantidade do produto à pele, em geral uma vez ao dia, antes de dormir. Os resultados podem ser vistos já em duas semanas após o início do tratamento, e se completam geralmente em seis meses. Um dermatologista pode combinar a este outros tratamentos para remoção das cicatrizes de acne.

Efeitos colaterais comuns

A tretinoína causa sensibilidade ao sol. Você sempre deve usar um protetor solar de amplo espectro quando se submeter ao tratamento com esse creme. Os efeitos colaterais mais comuns associados à tretinoína são pele seca, descamação e vermelhidão. Geralmente, esses efeitos são toleráveis e diminuem com o tempo. Nos casos de grave sensibilidade ao sol, um dermatologista pode diminuir a dose do medicamento, assim como a aplicação para dias alternados ou mudar para um tratamento diferente.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...