×
Loading ...

Como remover o anzol da boca de um peixe

Para alguns, a emoção da captura de um peixe diminui ao longo da tarefa iminente de ter que remover o anzol. Junto do nervosismo, a remoção do anzol envolve com sucesso a aplicação de certas técnicas de manejo. Essas técnicas minimizam o impacto sobre o peixe para um retorno saudável à vida selvagem e também evitam a probabilidade de o pescador sofrer uma "espetada" dolorosa da barbatana dorsal do peixe.

Instruções

A remoção segura e eficaz do anzol é ideal tanto para o pescador quanto para o peixe (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  1. Molhe as mãos antes de manusear o peixe. Os peixes têm uma camada exterior de muco que ajuda a protegê-los contra doenças. Seu manuseio com as mãos molhadas minimiza os danos a essa camada protetora.

    Loading...
  2. Passe uma das mãos sobre a cabeça do peixe e do outro lado da barbatana dorsal -- a nadadeira logo atrás da cabeça. Deite a barbatana contra o peixe. Mantenha um aperto firme, mas não demasiadamente apertado, sobre o animal.

  3. Observe em qual extremidade o anzol está situado. Se ele estiver aprofundado no interior do peixe, prepare-se para usar um alicate de bico fino para chegar ao interior da boca do peixe e desalojar o anzol.

  4. Agarre o fim do anzol com os dedos ou alicate de bico fino. Torça-o e delicadamente desaloje a farpa do peixe.

Loading...

Dicas

  • Ao soltar um peixe depois de uma longa luta, posicione-o em direção à água e gentilmente oriente-o de volta à corrente. A corrente que se aproxima dirige oxigênio sobre as brânquias do peixe. Solte-o uma vez que ele começar a mexer-se.

Aviso

  • Ao manusear um peixe com dentes afiados, use luvas de proteção. Molhe as luvas antes de manusear o peixe.

O que você precisa

  • Alicates de bico fino

Referências

Loading ...
Loading ...