×
Loading ...

Como remover cola de um pneu tubular

Os pneus tubulares são uma alternativa ao formato comum do pneu de bicicletas na comunidade de ciclistas, principalmente porque o pneu em si e a roda que vem junto são mais leves que o formato comum de roda e pneu. Pneus tubulares são normalmente presos à roda com cola, e na maioria das vezes a adesão promovida por essa cola dura mais que o pneu. Entretanto, às vezes a cola se desgasta antes e para remontar o conjunto é preciso eventualmente retirar a cola velha antes.

Instruções

Se tiver sorte, essa ferramenta Dremel é tudo o que precisará (rotary tool image by CraterValley Photo from Fotolia.com)
  1. Inspecione a superfície interna do pneu (onde ele faz contato com a roda) para determinar quanto trabalho é preciso fazer, se precisar. Não há problema se tiver cola velha no pneu tubular, desde que ela não esteja contaminada por impurezas e poeira. Se a cola tiver ficado cinza ou preta com partículas contaminantes, então ela precisa ser removida.

    Loading...
  2. Esvazie o pneu se ainda não tiver feito isso.

  3. Aplique uma furadeira ou ferramenta Dremel com uma escova de aço rotativa nos remendos da cola suja. Use a ferramenta gentilmente para evitar danos ao pneu em si. Espalhe gradativamente o remendo de cola até que ele descasque. Isso removerá as partes mais soltas de cola.

  4. Prepare um pano em uma área bem-ventilada e aplique solvente no adesivo. Dependendo da cola usada para prender seu pneu à roda, removedor de esmalte de unhas pode ser o bastante para desgrudá-la. Colas mais fortes exigem aguarrás ou álcool. Aplique o solvente e espere alguns minutos, então tente remover um adesivo com um raspador plástico. Se não estiver solto o bastante, use mais solvente, ou um que seja mais forte, e tente outra vez.

Loading...

Aviso

  • Sempre use óculos de segurança e luvas de borracha quando trabalhar com solventes.

O que você precisa

  • Ferramenta Dremel ou furadeira com escova de aço rotativa
  • Pano
  • Solvente
  • Raspador plástico
  • Óculos de segurança
  • Luvas de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...