×
Loading ...

Como remover manchas de calor de uma mesa de cozinha

Se você já colocou uma xícara de café ou chá quente diretamente na mesa da sua cozinha, especialmente se ela for de madeira, sabe que isso pode resultar em manchas feias e brancas ou anéis de calor que parecem ser permanentes. Isso acontece devido ao excesso de umidade que fica preso na primeira camada da superfície da mesa. Uma solução rápida é cobrir as manchas usando uma toalha, o que simplesmente esconde o problema. Caso sua mesa fique manchada devido ao calor, espere dois dias para ver se ela desaparecerá sozinha. Se isso não acontecer, explore outras soluções.

Instruções

Remova as manchas de calor da superfície da sua mesa (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Coloque duas camadas de uma blusa ou toalha de algodão branca sobre as manchas ou anéis brancos.

    Loading...
  2. Coloque água no reservatório do ferro a vapor e configure-o para uma temperatura baixa, menor que a indicada para algodão.

  3. Passe o ferro sobre a camiseta ou toalha que foi colocada sobre as manchas. Mantenha o ferro sempre em movimento, ao invés de deixá-lo parado sobre a superfície.

  4. Verifique as manchas sempre que passar o ferro sobre elas, enxugando qualquer excesso de umidade que encontrar. Pode ser necessário passar o ferro várias vezes mas, eventualmente, será possível perceber que as manchas estarão começando a desaparecer.

  5. Espere cerca de 30 minutos após a remoção das manchas ou anéis e aplique um pouco de polidor para móveis com um pano macio à superfície da mesa. Isso irá restaurar o brilho que a mesa possa ter perdido durante o tratamento com o ferro.

Loading...

Dicas

  • O modo mais fácil e rápido de remover manchas e anéis brancos de uma mesa é com o uso de um removedor de manchas comercial.
  • Para manchas mais profundas ou provenientes de derramamento de álcool, borrife poucas gotas de amônia em um pano, esfregando gentilmente e rapidamente sobre a mancha.
  • Use um secador de cabelos a baixas temperaturas sobre as manchas, sempre mantendo o aparelho em movimento. Segurar o secador sobre um único lugar pode deixar a superfície quente demais, fazendo com que o acabamento comece a borbulhar.

Aviso

  • Seja qual for o método utilizado, evite esfregar a superfície da mesa muito forte ao tentar remover as manchas. Isso pode danificar a camada mais externa do seu móvel, podendo ser necessário dar um novo acabamento a ele.
  • Evite usar qualquer abrasivo, como palha de aço ou lixas, sobre a superfície da sua mesa.

O que você precisa

  • Camiseta branca ou toalha de algodão branca
  • Ferro de passar roupa a vapor
  • Polidor para móveis

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...