×
Loading ...

Como remover manchas de fumaça das paredes

Limpar manchas de fumaça das paredes é um trabalho desagradável. Seja fumaça de cigarro, fumaça acumulada de velas ou a fuligem de um pequeno incêndio na cozinha, o método é praticamente o mesmo: combinar removedores de fumaça e de óleo com trabalho pesado.

Instruções

Tirar resíduos de fumaça da parede requer tempo e trabalho duro (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Como remover a fumaça das paredes

  1. Primeiramente, avalie a situação; pode ser impossível remover completamente manchas de fumaça de uma parede pintada. Se as paredes têm uma cobertura acetinada ou brilhante, é possível limpá-las, a não ser que o dano da fumaça seja muito grave.

    Loading...
  2. Limpe a área o máximo possível. Encha um balde com um limpador TSP, usando cerca de 1 colher de sopa do produto para cada 4 litros de água morna. Use luvas de borracha, pois o TSP pode irritar a pele.

  3. Comece pela parte inferior da parede, aplicando e espalhando o TSP com uma esponja, como faria ao lavar um carro. Continue através de toda a parede. Você pode ter que repetir este processo várias vezes, dependendo da gravidade do dano causado pela fumaça.

  4. Evite encharcar a parede, pois você pode danificá-la. Além disso, tente evitar que a água escorra para o espaço entre o rodapé e a parede. Isto pode causar o surgimento de mofo e fazer com que o piso ao longo do rodapé solte.

  5. Lave as paredes com água limpa, mais uma vez começando de baixo para cima. Assim como na primeira etapa, várias lavagens podem ser necessárias para deixar a parede limpa.

  6. Cuidado para não desbotar as paredes pintadas. Em uma solução forte, o TSP e os produtos de limpeza semelhantes podem danificar a tinta das paredes. Se isso acontecer e você tiver limpado todo o resíduo de fumaça da parede, provavelmente não precisará lixar a parede para aplicar uma camada rápida de tinta.

Loading...

Dicas

  • Há produtos disponíveis especificamente para a limpeza de danos causados pela fumaça, embora o TSP funcione muito bem. Verifique produtos diferentes na sua loja de construção local.
  • Se o dano causado pela fumaça for muito grande, considere contatar a imobiliária, no caso de um imóvel alugado, ou sua companhia de seguros, no caso de um imóvel próprio.

Aviso

  • Por ser uma substância muito corrosiva, o uso de produtos contendo fosfato trissódico é limitado. Caso você não encontre nenhum produto que contenha a substância, existem outras alternativas eficazes.
  • Se a parede for pintada com tinta opaca, provavelmente será impossível limpá-la com sucesso. Neste caso, retire o máximo de resíduos de fumaça possível, lixe e repinte.
  • Se o dano da fumaça for no papel de parede, ligue para o fabricante ou para a loja onde ele foi comprado e solicite instruções específicas de limpeza.

O que você precisa

  • Limpadores com fosfato trissódico (TSP) ou similares
  • Baldes
  • Esponja grande
  • Luvas de borracha
  • Panos velhos
Loading ...
Loading ...