×
Loading ...

Como remover manchas de vinho em tecidos de linho

As manchas de vinho causam um problema em tecidos de linho e devem ser tratadas o mais cedo possível. Vários produtos de limpeza de manchas especificamente para o vinho estão disponíveis, mas podem ser caros e confusos para aplicar. Manchas de vinho podem ser removidas com itens domésticos básicos que você guarda em seus armários de cozinha. O vinho tinto é mais problemático do que o vinho branco, devido ao pigmento das cascas das uvas pretas. Uma mancha recente pode ser removida rapidamente, mas as manchas mais antigas demorarão um pouco mais para serem limpas.

Instruções

Polvilhe sal sobre derramamentos de vinho tinto para parar a propagação (Seth Joel/Photodisc/Getty Images)

    Mancha fresca

  1. Aplique uma camada de sal sobre a mancha. O sal age como uma barreira para impedir que a mancha se espalhe. Deixe-o por um minuto para absorver o vinho.

    Loading...
  2. Tire o sal e limpe a mancha com um pano úmido com água morna. As manchas de vinho branco em um tecido de linho serão removidas com sal, limpando com uma toalha úmida e uma lavagem quente em uma máquina de lavar roupa comum.

  3. Adicione uma colher de chá de vinagre sobre uma mancha de vinho tinto e bata levemente com a toalha úmida. Use o vinagre caso a mancha de vinho seja difícil de remover.

    Manchas secas

  1. Despeje um pouco de água com gás, tônica ou vinho branco sobre uma mancha seca de vinho tinto.

  2. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre em 1/4 xícara de água quente. A mistura deve ficar parecida com uma pasta. Caso seja necessário, adicione mais bicarbonato de sódio.

  3. Aplique a pasta de bicarbonato de sódio sobre a mancha de vinho tinto. Cubra toda a mancha e deixe por cerca de duas horas, regando com água morna quando ela começar a secar.

  4. Remova a pasta com uma toalha úmida e lave a roupa de linho como de costume.

Loading...

Dicas

  • Limpe a mancha o mais rápido possível para poder removê-la mais facilmente. Bata nela suavemente com uma toalha úmida, pois esfregar a espalhará.

Aviso

  • Os agentes clareadores em produtos de limpeza de vinho comerciais podem alterar a cor dos tecidos de linho.

O que você precisa

  • Sal
  • Água morna
  • Toalha absorvente
  • Vinagre
  • Água com gás
  • Bicarbonato de sódio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...