×
Loading ...

Como remover ouro de areia preta com ácido nítrico

Garimpeiros amadores tipicamente acabam com um monte de areia preta no fundo de suas panelas de ouro, ou na caixa eclusa. O pó de ouro geralmente aparece com a areia e a sujeira que sobra depois da remoção de pedaços e pepitas maiores. Processar a areia preta pode recuperar mais ouro, rendendo um lucro maior para o garimpeiro. Métodos físicos estão disponíveis, mas são muito trabalhosos. Métodos químicos de remoção são mais fáceis, mas você deve ter cuidado ao usar os produtos químicos perigosos que a separação requer.

Instruções

Aprenda a recuperar ouro de areia preta usando ácido nítrico (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque uma pilha pequena de areia preta na panela. Faça um buraco pequeno no centro e coloque um pouco de mercúrio. Ele ajuda a retirar o ouro da areia formando uma amálgama com ele.

    Loading...
  2. Misture o mercúrio na areia, movendo-o para frente e para trás, até que uma amálgama seja formada e não restem manchas de ouro na amostra de areia.

  3. Transfira o mercúrio para uma proveta de 250 mL e adicione 40 a 50 mL de ácido nítrico diluído. O ácido dissolverá o mercúrio na solução, mas deixará o ouro.

  4. Transfira a amálgama restante para um cadinho e aqueça-o lentamente em uma chapa até que seu fundo fique vermelho. Adicione ácido novo e deixe a reação se completar. Se necessário, aqueça a solução em temperatura baixa. Não ferva a amostra.

  5. Escorra o ácido remanescente e lave o ouro que sobrou com água morna três vezes.

  6. Adicione algumas gotas de álcool e seque em temperatura baixa.

  7. Aqueça o fundo do cadinho a um vermelho fraco para recozer o ouro. Isto dispersará qualquer mercúrio remanescente antes que você pese o ouro.

Loading...

Aviso

  • Trabalhe em uma área bem ventilada. Os vapores produzidos pelo processo não são saudáveis e podem causar danos. Uma área ventilada, onde eles possam ser dispersados, é o ambiente mais seguro.
  • Não respire estes vapores. Eles podem conter vapor de mercúrio, que é tóxico.

O que você precisa

  • Panela
  • Mercúrio
  • Proveta de 250 mL
  • Ácido nítrico diluído
  • Álcool
  • Cadinho de porcelana
  • Prato quente

Referências

Loading ...
Loading ...