Como remover resíduos adesivos de uma madeira
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
Independentemente se for algumas gotas de cola permanente ou os restos de uma fita adesiva, as sobras do adesivo podem ser difíceis de remover. Ao lidar com a madeira tratada e pintada — como pisos, armários ou móveis — serão necessários cuidados extras para evitar danos ao acabamento. Na maioria dos casos, esfregar um pouco com um produto à base de óleo eliminará o resíduo adesivo. Sempre teste o produto em uma área imperceptível da madeira antes de usá-lo nas áreas visíveis.
Step 1
Borrife o lustra-móveis diretamente no adesivo e esfregue-o cuidadosamente com um pano limpo. Talvez sejam necessárias várias aplicações para removê-lo — se perceber que está desgrudando, continue esfregando.
Step 2
Aplique uma pequena quantidade de acetona em um cotonete. Esfregue-o no adesivo para soltá-lo, depois raspe-o cuidadosamente com a unha. Esse método é eficaz em colas permanentes. Limpe os restos da acetona com um pano úmido.
Step 3
Aplique uma pequena quantidade de óleo mineral na área afetada, então esfregue-a com um pano limpo. Limpe a sobra do óleo assim que conseguir retirar o adesivo.
Step 4
Aplique um produto removedor de adesivo ideal para o uso na madeira. Aplique o produto conforme as instruções e limpe os restos do resíduo com um pano limpo.
Referências
Recursos
Dica
- Esfregar álcool, vaselina, óleo vegetal e limpadores de vidro também pode ser útil para remover o adesivo.
- É importante eliminar os resíduos do produto utilizado para remover o adesivo, pois poderá danificar a madeira se permanecer na superfície por muito tempo.
Sobre o Autor
Amy McClain has worked as both a feature writer and a copy editor for a prestigious daily newspaper. She also enjoys writing as a hobby and takes creative writing courses in her free time. She has worked in sales and marketing for a wireless company for over seven years.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images