×
Loading ...

Como remover a ventoinha de um alternador

O alternador do seu carro transfere energia pelo motor. Ele converte a energia mecânica das partes móveis do motor para corrente elétrica, além de carregar a bateria do carro e fazer o seu sistema elétrico funcionar. Se a energia da bateria do seu carro se esgota rapidamente mesmo estando completamente carregada, pode ser que seu alternador precise ser trocado. A ventoinha do alternador refrigera o sistema durante seu funcionamento. Se ela quebrar, o alternador pode superaquecer e falhar.

Instruções

Troque ventoinhas estragadas para melhorar o funcionamento do alternador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Insira uma chave allen com cabo na chave de caixa.

    Loading...
  2. Coloque a ponta da chave allen com cabo na porca que segura a polia da correia da ventoinha, e vire-a em sentido horário para remover a porca.

  3. Retire os ferrolhos que seguram a correia da capela da ventoinha com uma chave allen em "L".

  4. Afrouxe o parafuso sextavado da capela da ventoinha.

  5. Incline a capela da ventoinha para frente e retire os ferrolhos que seguram a capela de plástico cobrindo o alternador.

  6. Remova as trancas que seguram os três fios que alimentam o alternador com o auxílio de uma chave crescente, tirando os ferrolhos. Levante os conectores e retire o alternador do motor.

  7. Posicione dois blocos no chão e apoie a ventoinha sobre eles. Use uma marreta de borracha macia para martelar o eixo do alternador até que desgrude da ventoinha.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de caixa
  • Chave allen com cabo
  • Chave allen em L
  • Chave crescente

Referências

Loading ...
Loading ...