Como reparar o cache de fontes

••• spike font image by Adrian Hillman from Fotolia.com

Se as fontes não aparecem corretamente nas listas dos programas, ou aparecem ilegíveis em documentos, é necessário reparar o cache dessas fontes. O cache de fontes é um arquivo, ou conjunto de arquivos, utilizado pelo sistema operacional com o objetivo de gerenciar e exibir as fontes atualmente instaladas. Ele pode ser corrompido por diversos fatores, dentre os quais erros de disco ou vírus. É possível fazer o reparo do cache através de sua exclusão, pois isto força o sistema operacional a fazer uma restauração na próxima vez que ele inicializar.

Microsoft Windows 2000/XP/Vista/7

Passo 1

Pressione e segure a tecla "Windows" (localizada entre as teclas "Ctrl" e "Alt" da esquerda) e depois pressione a tecla "E" para abrir o Windows Explorer.

Passo 2

No menu da esquerda, clique duas vezes no disco rígido local, onde o sistema operacional está instalado, e em seguida clique duas vezes em "Windows" para expandir o diretório. Dê dois cliques na pasta "System32".

Passo 3

Com o botão direito do mouse, clique em "Fntcache.dat" no painel à direita da janela do Windows Explorer e escolha "Excluir". Clique no botão "Sim" para confirmar a exclusão.

Passo 4

Feche o Windows Explorer e reinicie o computador.

Mac OS X

Passo 1

Desligue o computador.

Passo 2

Ligue o computador. Quando você ouvir o som de inicialização, imediatamente pressione e segure a tecla "Shift" no teclado.

Passo 3

Solte a tecla "Shift" após o logotipo do sistema operacional e a barra de progresso desapareceram da tela. Este método faz com que o computador realize uma limpeza automática no cache de fontes.

Passo 4

Reinicie o computador normalmente.

Mais recentes

×