Como reparar o forro de cortinas isolantes

••• window curtains image by Aaron Kohr from Fotolia.com

Cortinas isolantes são uma ótima maneira de tornar a sua casa mais eficiente em relação ao consumo de energia. Cortinas isolantes bloqueiam o frio e o calor, protegem uma sala contra correntes de ar de janelas e bloqueiam a luz solar direta. No entanto, essa constante exposição aos elementos pode desgastar, desbotar ou até mesmo rasgar as cortinas. Você não precisa substituir suas cortinas isolantes se isso acontecer, pois é relativamente fácil e barato para repará-las você mesmo.

Instruçoes

Passo 1

Aplique um remendo onde o isolamento tiver um buraco ou estiver rasgado. Essa é a melhor maneira de reparar o forro. Meça a área danificada e corte um pedaço de tecido de isolamento grande o suficiente para cobrir o buraco. Fixe o remendo com alfinetes. Costure o remendo a mão no isolamento danificado usando pesponto ou costura reta.

Passo 2

Se o dano não puder ser remendado, remova todo o forro de isolamento da cortina. Use o descosedor para removê-lo. Meça o comprimento e a largura da cortina.

Passo 3

Coloque o novo isolamento em uma superfície plana e meça um pedaço do mesmo tamanho da cortina. Corte o pedaço do isolamento de substituição diretamente em cima da cortina. Certifique-se de alinhar todos os quatro lados da cortina.

Passo 4

Dobre com cuidado os dois pedaços do material ao longo de ambos os lados e do fundo da cortina para recriar a costura original. Fixe as dobras no lugar com os alfinetes.

Passo 5

Costure ambos os lados e o fundo da cortina usando uma máquina de costura. Retire os alfinetes conforme você vai costurando. Na parte superior da cortina, costure o isolamento diretamente logo abaixo das alças ou guias de fixação.

Mais recentes

×