×
Loading ...

Como reparar um microfone Shure SM58

O microfone Shure SM58 é resistente e durável. Contudo, eles sofrem muitos desgastes e precisam de manutenção regular da mesma forma que outros equipamentos eletrônicos. Poeira e outros detritos podem se acumular no interferir no sinal elétrico ou fazê-lo produzir ruídos anormais. Limpar rotineiramente um microfone irá garantir a sua longevidade. O problema mais comum de um microfone é um fio quebrado, podendo ser resolvido com um reparo simples.

Instruções

Faça o seu microfone Shure soar como novo (Singer image by Ilija Mitrevski from Fotolia.com)

    Limpando o microfone

  1. Desparafuse a grade do microfone e coloque-a em uma mistura de detergente neutro e água. Sujeira, detritos e bactérias se acumulam em microfones que são muito utilizados. Limpar a grade irá proteger a fiação e deixará o microfone mais higiênico.

    Loading...
  2. Esfregue a grade com uma escova de dentes e deixe-a secar em contato com o ar.

  3. Esfregue a espuma do diafragma com uma escova macia. Segure o microfone de cabeça para baixo para evitar que a mistura entre nele. Molhe levemente a escova na mistura de sabão e água e limpe a espuma com cuidado. Deixe-a secar em contato com o ar.

  4. Limpe o conector XLR, que é o adaptador de três pinos na parte inferior do Shure 58, onde o cabo é conectado. Ao longo do tempo, poderá haver oxidação nos conectores metálicos, impedindo uma conexão segura com o cabo. Use uma solução de limpeza de contatos para limpar os conectores. Aplique a solução no conector XLR e limpe-o usando um pano macio.

    Fios partidos

  1. Desparafuse as partes do Shure 58. Existe uma seção superior e uma inferior.

  2. Procure por fios soltos ou quebrados. Este é o problema mais comum encontrado em microfones. Os fios são facilmente visíveis na seção superior. Remova o anel e a placa da seção inferior para acessá-los.

  3. Solde novamente os fios soltos. Se os fios estiverem soltos ou partidos, eles podem ser facilmente soldados de volta. Aqueça um ferro de solda e reconecte-os. Se os fios não estiverem soltos ou partidos, prossiga para a próxima etapa.

  4. Desparafuse o conector XLR e remova-o da base. Verifique os fios. Existem quatro fios com cores diferentes. Se algum deles estiver solto, solde-o de volta no lugar. Caso haja mais de um fio solto, reconectá-los será mais difícil. Encontre um diagrama da fiação do Shure 58 e use-o para reconectar os fios nos locais corretos.

  5. Leve o Shure 58 para uma manutenção profissional. A ultima causa de problemas são fios quebrados dentro da cápsula do microfone. O diagnóstico e o reparo de problemas em uma cápsula deve ser feito por um profissional. Ao mexer em uma cápsula por conta própria, há o risco de causar maiores danos ao microfone.

Loading...

O que você precisa

  • Detergente neutro
  • Escova de dentes
  • Pincel macio
  • Limpador de contatos
  • Pano
  • Ferro de solda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...