×
Loading ...

Como reparar uma viga rachada

A viga é a extremidade plana ou a popa de um barco. Em muitos casos, ela é feita de madeira ou de outra substância similarmente dura, porém leve, tal como fibra de vidro. Apesar de ser resistente ao desgaste, o tempo e os acidentes podem danificá-la, mesmo que se tenha muito cuidado no manuseio do barco.

Instruções

Remover o barco da água torna a reparação da viga mais fácil (boat and boat houses image by Inger Anne Hulbækdal from Fotolia.com)
  1. Inspecione a rachadura na viga para determinar a extensão dos danos. Na maioria dos casos, ela será pequena o suficiente para reparar sem ter que remover ou substituir grandes porções dela. Quando o dano for além do que uma fenda fina, a parte danificada do painel da viga precisará ser cortada e substituída.

    Loading...
  2. Limpe o painel da viga com água para remover acúmulos de sujeira e detritos. Isso é essencial para garantir que os reparos sejam feitos com firmeza e não simplesmente mascarem os problemas, que se tornam piores depois. Lixe a área em torno da rachadura para obter uma superfície a que a resina epóxi possa ligar-se com mais facilidade.

  3. Misture um pedaço de resina epóxi e preencha quaisquer pequenas fissuras e outras ranhuras na viga. Espere que ela endureça. Lixe a resina de modo que ela fique lisa com o resto da superfície. Repinte a viga para mascarar a reparação e dar um acabamento suave.

  4. Marque com giz a extensão de qualquer rachadura maior na viga. Remova o painel exterior dela para permitir o acesso ao seu interior. Corte a parte rachada com uma serra tico-tico. Meça o tamanho do furo e corte um pedaço de madeira de substituição com as mesmas dimensões.

  5. Trate a madeira com conservante. Cole o painel de substituição no lugar. Deixe que a cola seque. Lixe a superfície das velhas e das novas vigas. Preencha as lacunas entre elas com outro pedaço de resina epóxi e espere até que a resina endureça. Lixe-a para ter uma superfície lisa. Recoloque o painel exterior da viga.

Loading...

Aviso

  • A resina epóxi requer o uso de um catalisador, a fim de endurecer adequadamente. Siga as instruções de acordo com a marca da resina; usar muito catalisador faz com que ela endureça rápido demais, e utilizar muito pouco a impede de assentar corretamente. É importante que a resina assente totalmente para garantir que ela forneça uma barreira à prova d'água.

O que você precisa

  • Resina epóxi
  • Lixa
  • Giz
  • Serra tico-tico
  • Conservante para madeira de grau marítimo
  • Cola de madeira

Referências

Loading ...
Loading ...